Previdência

INSS digital amplia atendimento

1 de junho de 2021

A retomada da obrigatoriedade da prova de vida do INSS a partir desta terça-feira (1º) é mais um acontecimento relacionado à pandemia de Covid-19 –a exigência havia sido suspensa para colaborar com a redução do contágio– que provavelmente aumentará a motivação de parte da população para buscar o atendimento digital do governo. No caso específico da prova de vida, a opção online ainda é restrita a beneficiários que possuem a biometria cadastrada em outros sistemas do governo, como o da Carteira Nacional de Habilitação digital. Mas para quase todos os aproximadamente cem atendimentos realizados pelo órgão responsável pelo pagamento dos benefícios da Previdência, a plataforma Meu INSS se tornou a principal forma de acesso.

Perícia

Iniciada neste mês, a perícia médica inteiramente realizada pela análise da documentação médica enviada por meio do Meu INSS é o mais recente exemplo de serviço digital com aprimoramento acelerado no contexto da crise sanitária. Outros serviços menos complexos, como o agendamento de pedidos de aposentadorias, estão presentes no portal desde a sua criação, em 2017. Com o lançamento do portal gov.br, em 2019, o Meu INSS passou a fazer parte da plataforma que ambiciona reunir todos os serviços da administração pública federal. Desde então, para acessar o Meu INSS é necessário cadastrar uma senha gov.br.

Digitalização

Atualmente, cerca de 100 milhões de brasileiros já utilizam algum serviço do portal gov.br. Esse número deve aumentar em breve, ao menos no que depender da intenção do governo. Do total de serviços da administração federal, 68% já estão totalmente digitalizados e a meta definida na estratégia de governo digital é chegar aos 100% até o final de 2022, segundo informações do Ministério da Economia.

Como fazer

Para quem ainda não está familiarizado com o atendimento online, o passo a passo abaixo mostra como cadastrar uma senha gov.br e como pedir alguns dos principais benefícios utilizando o Meu INSS. Confira:

Meu INSS é a plataforma para acessar a maior parte desses serviços, seja pelo site (gov.br/meuinss) ou por meio de aplicativo para telefone celular. Crie sua conta GOV.BR.

Acesse o site https://acesso.gov.br. Clique no botão “Crie sua conta no gov.br”. Escolha uma das opções mostradas na tela. Preencha com os dados solicitados, como CPF e nome completo. Marque a caixa “Não sou um robô”. Clique em “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade” e, depois, em “Continuar”. Responda as perguntas para validar o cadastro e clique em “Continuar”. Siga as instruções que receber o link de validação por SMS ou e-mail. Cadastre uma senha e clique em “Criar senha”. Assim que a senha for cadastrada, clique em “Entrar com GOV.BR” para concluir o processo de criação da sua conta digital.