Previdência

Extrato disponível

23 de fevereiro de 2021

Os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já podem consultar o extrato de rendimentos para fazer a declaração do Imposto de Renda de 2021. O documento está disponível no Meu INSS, que pode ser acessado pela internet, no site meu.inss.gov.br, ou pelo aplicativo com o mesmo nome.


O que você também vai ler neste artigo:

  • Necessidade
  • Como consultar
  • O que não pode entrar
  • Senha

Necessidade

O comprovante de rendimentos do ano de 2020 é um dos principais documentos de quem precisa entregar a declaração do IR neste ano à Receita Federal. No caso dos aposentados e pensionistas do INSS, dependendo do valor recebido em 2020, será obrigado a declarar o imposto. E, mesmo se a renda recebida for menor do que a exigida pela Receita para a entrega da declaração, se o segurado se enquadrar em alguma outra regra, ao declarar, será obrigado a informar o valor recebido do INSS no ano passado.

Como consultar

Para conferir o comprovante de rendimentos, o segurado precisa acessar o Meu INSS. Quem não tem senha precisará gerar uma. Para isso, é preciso informar o CPF e responder a algumas perguntas que o sistema faz. Depois, a senha é gerada. Quem já tem senha precisa informar o CPF, a senha e, na tela seguinte, identificar as imagens que são solicitadas pelo sistema. O acesso ao comprovante é feito na página inicial, no quadro “Serviços em Destaque”. Clique em “Extrato de Imposto de Renda”.

Na página seguinte, aparecerá o “Ano calendário”, que deve ser o de 2020. Abaixo, estará o número de benefício do segurado e o tipo de aposentadoria. Clique sobre ele. No extrato de rendimentos estarão nome e CNPJ da fonte pagadora que, neste caso, é o Fundo do Regime Geral de Previdência Social. O CNPJ que deve ser informado no IR 2021 é 16.727.230/0001-97. No item 2 é possível ter acesso os dados do segurado e, no item 3, aparecem os rendimentos tributáveis recebidos.

O que não pode entrar

Quem tem direito à parcela isenta, como é o caso do aposentado a partir do mês em que faz 65 anos ou de quem recebe benefício por incapacidade, deve consultar o item 4, onde estarão informados os rendimentos isentos e não tributáveis.

Senha

O aposentado ou pensionista do INSS também consegue acesso ao extrato do Imposto de Renda 2021 sem precisar de senha, no link extratoir.inss.gov.br (clique aqui para acessar). Neste caso, o segurado precisa informar todos os dados do benefício, como número do benefício, data de nascimento, nome completo do beneficiário e CPF.

Após informar todos os dados, é preciso clicar em “Não sou um robô” e, em seguida, em “Consulta”. Aparecerá então o comprovante de rendimentos para declarar o IR. O ano-base é 2020, mas é possível conseguir o documento de anos anteriores. Basta informar a data na página inicial. Se quiser, o aposentado pode imprimir o documento. Para isso, é preciso ir até o final da página e clicar em “Imprimir”.