Previdência

Aposentados recebem 13º

28 de abril de 2020

Aposentados recebem 13º
O início do pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário para 30,7 milhões de beneficiários do INSS desde sexta-feira, 24, aumenta o risco de exposição de idosos e doentes crônicos ao novo coronavírus. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) pede aos beneficiários que evitem comparecer à rede bancária, optando por serviços eletrônicos —cartões de débito, aplicativos oficiais dos bancos ou internet banking e caixas automáticos— para realizar compras, pagamento de contas e transferências de valores.

Horário
Para aqueles que efetivamente precisarem comparecer a uma agência, a rede bancária destinou o horário das 9h às 10h para atender exclusivamente idosos e pessoas que possuem necessidades especiais. A Caixa Econômica abre 1.102 agências ainda mais cedo, a partir das 8h, para atender serviços essenciais, o que inclui saques de benefícios do INSS e do auxílio emergencial para trabalhadores informais.

Pandemia
A antecipação do 13º salário para beneficiários do INSS é uma das medidas adotadas pelo governo de Jair Bolsonaro para tentar reduzir a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. A primeira parte do abono colocará em circulação quase R$ 24 bilhões. Considerando todos os valores a serem pagos pelo órgão na competência de abril, o INSS injetará R$ 71,7 bilhões na economia do país. O pagamento da primeira parcela ocorrerá entre os dias 24 de abril e 8 de maio de 2020. A segunda parte da gratificação será depositada entre os dias 25 de maio e 5 de junho.

Ordem
A distribuição dos beneficiários entre as datas de pagamento seguirá a mesma ordem dos depósitos mensais de aposentadorias, pensões e auxílios. As parcelas cairão nas contas dos segurados, portanto, nas mesmas datas em que eles receberão os benefícios relativos às competências de abril e maio. A consulta aos valor da primeira parcela, somada ao benefício de abril, está disponível na Central 135 ou do Meu INSS. Tem direito ao 13º do INSS quem, durante o ano, recebeu aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.