Geral Destaques

Piumhi realiza XII Conferência Municipal de Assistência Social

4 de agosto de 2021

Foto: Divulgação.

PIUMHI – A secretaria municipal de Assistência Social e o Conselho municipal de Assistência Social de Piumhi vão realizar a XII Conferência Municipal de Assistência Social de Piumhi, no próximo dia 5, a partir das 13h. Devido à pandemia e obedecendo as normas de segurança, o evento acontecerá através da plataforma zoom, ou seja, com transmissão online em tempo real.

O tema da conferência esse ano será “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir Proteção Social”. O evento será dirigido pela palestrante, Joice Alvarenga, que é assistente social, especialista em gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mestre em desenvolvimento regional e vereadora em Formiga.

Na conferência serão tratados temas assuntos como a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades, o financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais, o controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários, a gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social e a atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Carolina Pereira, ressalta a importância da participação social nessa Conferência no tocante à tomada de decisões, implantação e efetivação das Políticas Públicas do SUAS.

A secretária municipal de Assistência Social, Kátia Regina Faria, fala da importância da realização da Conferência Municipal de Assistência Social e da participação da população para o estabelecimento das diretrizes que serão tratadas e como elas serão trabalhadas no município.

Ela informa ainda, que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Convivência da Melhor Idade estarão disponibilizando computadores para a participação dos cidadãos interessados.

A secretária solicita para que as Organizações da Sociedade Civil (OSC) apoiem na participação dos usuários através das salas de informática, no dia da Conferência.

O link da conferência (https://zoom.us/j/96452840982…) está disponibilizado para todos que tenham interesse em participar.