Geral

Mutirão retira dois caminhões de lixo em Piumhi

26 de março de 2020

PIUMHI – Após a confirmação de ser o Jardim América o bairro que tem o maior número de casos de dengue neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Departamento Municipal de Obras e Transporte, realizou um mutirão de limpeza no último sábado, 21, para a eliminação de possíveis criadouros de mosquitos transmissores de arboviroses no local.
Ao todo, foram retirados dois caminhões de materiais descartáveis, que poderiam ser caracterizados como criadouros do mosquito da dengue, zica e chikungunya. Durante a ação, os profissionais recolheram materiais como plásticos, vasilhas e descartáveis.
Devido à quantidade de materiais, o setor de endemias deve continuar o trabalho no restante do bairro, nos próximos fins de semana, e tem realizado atividades de bloqueio de transmissão, mais conhecida como fumacê. Segundo a prefeitura, este é o quarto mutirão de limpeza que acontece na cidade em 2020.
A Secretaria de Saúde ressalta que, neste momento de reclusão domiciliar, por causa do novo coronavírus, todos devem se atentar para a limpeza das casas, tendo em vista que a grande proliferação do mosquito da dengue acontece nas residências.
É importante salientar ainda que a dengue, como as demais doenças transmitidas pelo mosquito, podem matar. Por isso, é tão importante a ajuda da população, na atuação dentro de casa, eliminando os focos.
O Setor de Endemias reforça que devido a esse momento de pandemia, os agentes, para evitarem o contato direto com a população, estão fazendo a vistoria apenas nos quintais e jardins e demais áreas do peridomicílio, não realizando a vistoria dentro das residências.
“Neste período pedimos um maior comprometimento da população com a limpeza dos quintais e atenção, principalmente, dentro das residências, pois os agentes vão fiscalizar apenas a parte de fora da casa”, afirmou o responsável pelo setor de endemias, Luiz Henrique Vieira Mota.