Meio Ambiente Destaques

MEIO AMBIENTE

4 de novembro de 2021

Minas na COP26

O Governo do Estado informa que Minas Gerais tem posição de destaque na comitiva brasileira em Glasgow, na Escócia, que participa da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), iniciada dia 31 e que prossegue até 12/11. Representando o Governo de Minas na agenda sustentável mundial, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, será importante liderança feminina em eventos que vão discutir, junto a outras autoridades mundiais, ações concretas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e o controle das mudanças climáticas no planeta.

Comitiva

A secretária será a representante dos governos estaduais brasileiros na COP e estará acompanhada pelo secretário-Geral do Estado, Mateus Simões; pelo presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sérgio Gusmão; e pela coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Larissa Oliveira.

Participação do governador

No dia 11/11, o governador Romeu Zema participará da conferência como um dos principais palestrantes no painel de abertura do Evento de Ação sobre Cidades, Regiões e Ambiente Construído. Na ocasião, ele falará sobre a adesão pioneira de Minas Gerais à campanha Race To Zero. “É uma honra saber que Minas está na vanguarda e que pode dar exemplo para outros estados, pela forma como tratamos essa pauta, com o maior respeito e empenho”, reforça o governador. “Precisamos ser criativos e buscar soluções que nunca foram implementadas”, completa Zema.

Coalizão Global

No dia 6/11, a secretária Marília Melo será a representante do Estado em reunião com a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, e com a presidente do Climate Group, Joan MacNaughton, sobre a coalizão Under2. O movimento tem a adesão de Minas, junto a outros 260 governos que representam 1,75 bilhão de pessoas e 50% da economia global. A Under2 é uma coalizão de governos subnacionais que visa alcançar a mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Nela, os participantes assumem compromisso com uma ação climática ambiciosa, conforme as diretrizes do Acordo de Paris.

Investimentos sustentáveis

Outra agenda importante com participação do Estado será no evento entre atores brasileiros e investidores sustentáveis junto ao princípe de Gales, Charles Philip. O intuito é reunir uma coalizão de esforços global que compartilha a visão em torno da necessidade de acelerar o progresso em direção a um futuro sustentável. Minas Gerais será representada no evento pela secretária Marília Melo e pelo presidente do BDMG, Sérgio Gusmão. Uma das pautas apresentadas no portfólio é a transição energética para fontes renováveis. Atualmente, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Minas Gerais lidera o ranking nacional com 18,4% da potência instalada de geração de energia solar fotovoltaica em todo o Brasil, o que permite evitar a emissão de 394 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano.