Meio Ambiente

Meio Ambiente

10 de junho de 2021

Semana do Meio Ambiente

O Governo de Minas Gerais iniciou, na tarde da segunda-feira, 7, os eventos e entregas comemorativas da Semana do Meio Ambiente, que tem como tema central a recuperação de ecossistemas. Toda a agenda foi preparada em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último sábado, 5. Na abertura das comemorações foram anunciadas a criação de uma camada de educação ambiental da Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema) e a nova estrutura do Programa Ambientação, com a assinatura de Termos de Cooperação Técnica com dez organizações parceiros.

Barragens

Além disso, também foram apresentados os projetos certificados no Edital 01/2021 do Selo Semad Recomenda e o Sistema de Informações de Gerenciamento de Barragens (Sigibar), desenvolvido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) com o objetivo de cadastrar e classificar as estruturas de contenção de rejeitos existentes no Estado. Participaram da abertura da Semana do Meio Ambiente, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, subsecretários e demais servidores do Sisema.

Programa Ambientação

Sob a responsabilidade da Semad desde dezembro de 2019, o Programa Ambientação foi reestruturado e a nova modelagem foi apresentada durante a abertura da Semana do Meio Ambiente. O programa teve sua estrutura de atuação reestruturada com uma nova proposta de capacitação digital à distância e certificação de organizações sustentáveis por meio de um selo de até cinco estrelas, sendo que cada selo representa uma temática: água, energia, materiais, resíduos e qualidade de vida.

Selo Semad

Outra entrega feita foi a apresentação dos projetos certificados com o Selo Semad Recomenda no Edital 01/2021. Receberam a honraria o programa Escola Água Cidadã, desenvolvido pela prefeitura de Uberlândia para promover a educação ambiental estimulando boas práticas ambientais na cidade; o programa Buriti, que tem como finalidade proteger, preservar, recuperar e monitorar as condições ambientais das áreas de preservação permanente das bacias do Rio Uberabinha, do Ribeirão Bom Jardim e do Rio Araguari, ambos utilizados para abastecimento público do município de Uberlândia por meio do Departamento Municipal de Água e Esgoto da prefeitura municipal.

Educação Ambiental

O lançamento de uma camada com dados georreferenciados sobre educação ambiental na IDE-Sisema também foi feito durante a abertura da Semana do Meio Ambiente. Lá será possível identificar em quais regiões do Estado estão sendo realizados projetos de educação ambiental. A camada leva em consideração ações realizadas por entidades ambientalistas e setor produtivo. Para reunir as informações, a equipe da Semad disponibilizou um formulário para ser preenchido tanto por empreendedores quanto por organizações ambientalistas. As informações obtidas já estão disponíveis na IDE-Sisema. Para acessar a plataforma clique aqui.