Meio Ambiente Destaques

Furnas promove ação ambiental em oito cidades da região

1 de dezembro de 2021

tombamento dos lagos deve durar de 10 a 15 meses. / Foto: Reprodução.

PASSOS – No próximo sábado, 4 de dezembro, a partir das 8h, Furnas promove em oito municípios vizinhos ao lago de hidrelétrica uma ação ambiental simultânea, com mutirão de limpeza e reflorestamento com o plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado e da Mata Atlântica. A iniciativa, realizada em parceria com a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e Instituto EcoFaxina, deve reunir cerca de mil voluntários nas cidades de Alfenas, Três Pontas, Boa Esperança, Cristais, Guapé, Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória.

A atividade também lembra a importância do Dia Internacional do Voluntário, comemorado no dia 5 de dezembro. Participam do mutirão grupos de escoteiros, ciclistas, mergulhadores, estudantes das escolas municipais e representantes do poder público.

A ação faz parte do projeto Intervenção Ambiental para Recuperação das Águas (Iara), que tem como meta realizar a limpeza e a recuperação de rios e córregos que atravessam as unidades de operação de Furnas espalhadas pelo Brasil. A expectativa é coletar 600 quilos de lixo. Os resíduos sólidos recolhidos serão destinados às cooperativas de catadores que farão uma triagem para separar o que pode ser reciclado e dar o destino correto ao material que não for possível reaproveitar.

“Temos uma atuação permanente com as pessoas que vivem nas áreas de abrangência da empresa. Promovemos o desenvolvimento sustentável das comunidades em que Furnas está inserida, atuando em parceria com o poder público e sociedade local para promover a recuperação e realizar a limpeza de rios e córregos que atravessam as unidades de operação”, destaca Clovis Torres, presidente da companhia.

Minas Gerais é o segundo estado a receber atividades do projeto IARA. O primeiro foi o Rio de Janeiro e a expectativa é poder ampliar o projeto para outros estados brasileiros. O programa reforça o compromisso da Eletrobras Furnas em apoiar ações que coloquem em prática o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), respeitando as necessidades e características dos locais onde a empresa atua. O Iara está ligado aos ODSs 10 (Reducão das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 15 (Vida Terrestre).

Para Fausto Costa, secretário-executivo da Alago, a parceria entre a Alago e Furnas é fundamental para o desenvolvimento de quaisquer ações que possam trazer benefícios econômicos, sociais e ambientais para a população dos municípios do entorno do Lago de Furnas.

“O projeto IARA é mais uma ação conjunta de preservação da natureza e, em especial, de conscientização de pessoas para a importância de não descartar objetos poluentes na natureza. Estamos muito confiantes que esse bom exemplo será multiplicado ano após ano em todos os municípios da região”, concluiu.

Em outra atividade, São João Batista do Glória ganhará pinturas de artistas grafiteiros e crianças sobre a temática ambiental. A iniciativa valoriza a qualidade artística, chama a atenção para questões sócio ambientais, e dá oportunidade para artistas urbanos divulgarem sua arte.

Política Ambiental

A atuação da Eletrobras Furnas é orientada por políticas ambientais que buscam a integração harmônica de seus empreendimentos com o meio ambiente. A preocupação da empresa com o Meio Ambiente e com um país sustentável é antiga. O Programa Coleta Seletiva Solidária, que existe desde 2003, atingiu esse ano a marca de duas mil toneladas de produtos recicláveis, contribuindo para a geração de renda de catadores e suas famílias em 20 cooperativas e associações parceiras da Eletrobras Furnas.

O objetivo principal do programa é consolidar uma cultura institucional para novo modelo de gestão dos resíduos, somada aos princípios e metas da A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública), do Ministério do Meio Ambiente, além de contribuir para alcançar os resultados dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em 2018, a empresa renovou este compromisso por mais cinco anos.