Lingua Portuguesa

Empresa que comunica, se multiplica.

16 de Maio de 2020

Em tempos de pandemia e, portanto, de preocupação com a saúde da população e com as questões econômicas, há a necessidade de fazermos reflexões sobre as prioridades de nossa vida que, paradoxalmente, é valiosa e efêmera. As pessoas empreendedoras e as empresas que ainda conseguem apresentar os seus serviços e produtos, estão se reinventando e se apoiam cada vez mais, em métodos de comunicação.

Quando falamos em comunicar, não há como não pensar nos usos de nossa língua portuguesa. Está claro que temos outras possibilidades na linguagem para nos comunicar, entretanto, é a nossa língua que dará o tom dessa comunicação.

Dessa forma, precisamos entender a língua portuguesa do ponto de vista mais amplo para conseguirmos passar a mensagem que pretendemos ao nosso interlocutor, nesse caso, o nosso cliente.

O que temos aprendido com este novo cenário? Bem, se toda pessoa precisa ser clara no momento de sua comunicação, o mesmo acontece com uma empresa. Por isso, é preciso haver uma comunicação pensada de forma estratégica, seja com o público interno, seja com os clientes. Sentar, discutir o cenário, ouvir os colaboradores, propor ações, executá-las e fazer avaliação. Está claro também, que esse tipo de estratégia deveria ser feito em qualquer época, pois uma empresa vive o enfrentamento de desafios todos os dias. Eis uma reflexão.

E qual é ação mais importante para esse momento? A comunicação. Comunique-se com o seu cliente. Diga a ele que você entende o que ele está passando e se coloque à disposição. Do mesmo modo, comunique-se com o seu fornecedor.

Pense em estratégias bem elaboradas de e-mail marketing, telefonemas e mensagens de WhatsApp. Procure ajuda caso tenha dúvidas. Saber usar uma linguagem adequada, principalmente nas mídias digitais é importantíssimo. Não poste piadas, notícias que vão contra as autoridades sanitárias. Mostre sua preocupação com as pessoas. Somos todos vulneráveis e estamos em momento de sobrevivência. Isso tudo faz parte de um bom processo de comunicação, do bom uso de nossa língua portuguesa.

Você viu o microempreendedor que fez propaganda de forma respeitosa na live do governador do Ceará? Ele utilizou bem a língua portuguesa, dentro de uma proposta persuasiva e sem apelação, para falar sobre produto dele (torresmo) e que estava à disposição. Aquela atitude o tirou da crise!
Com um processo bem elaborado de comunicação, é possível aliar-se à outra empresa, fazer permutas, ter atitude de solidariedade e usar a criatividade.

Repassar bons conteúdos para outros empresários, ativa em todos a boa vontade recíproca. Por exemplo, há no mercado saídas com linhas de créditos com juros bem menores. Já pensou no quão é benéfico um processo de comunicação com troca de informações relevantes para todos?

O sucesso de uma comunicação também se faz ao nos afastar dos pessimistas e fazer uma reflexão com proposições que analisem a realidade dura que vivenciamos. Hora de mudanças! Proatividade e resiliência sempre. Vamos trocar ideias e fazer reflexões que somem. Vamos fazer um verdadeiro ganha-ganha. Vamos utilizar a nossa língua portuguesa para uma revolucionária comunicação.