Lingua Portuguesa

Como escrever ou falar algumas palavras da pandemia

Por Anderson Jacob Rocha

27 de março de 2021

Neste isolamento que não acaba por negligência governamental e por falta de consciência de muitos, queremos abordar sobre algumas palavras que entraram em nosso vocabulário cotidiano, por causa desse momento pandêmico e, desta forma, explicar quais são os usos mais adequados em relação à língua portuguesa.

Para começar, nos deparamos com a palavra quarentena que já explicamos, em março de 2020, o porquê de a utilizarmos, sendo que quarentena vem de quarenta. Vamos retomar um pouco desse contexto? A palavra QUARENTENA vem do Italiano QUARANTINA que significa “conjunto de quarenta”.

O Latim QUADRAGINTA deu origem à “quarenta”.  Ela sempre foi usada como um “período de dias em que se mantinha um barco suspeito de transportar portadores de moléstias infecciosas em isolamento”. A data mais provável da primeira quarentena é de 1660, onde houve uma doença por contágio que matou mais de um terço da população europeia. Dessa forma, o governo de Veneza decretou lei que obrigava as pessoas que chegassem lá, a ficarem isoladas por quarenta dias.

Álcool gel ou álcool em gel?

Temos, também, a palavra álcool em gel ou seria álcool gel? Ou, ainda, álcool-gel? Bem, são locuções que se espalharam nas redes sociais, nos convívios e na imprensa. Qual delas é a correta em língua portuguesa? Pode usar álcool em gel à vontade, tanto nas mãos, quanto na escrita e na fala. Está correta. É só pensar o seguinte: é o álcool que está na forma de gel. O plural dela é “álcoois em gel”.

Em relação a “álcool gel” que pode vir com hífen ou não, está adequada também porque se trata da junção de dois substantivos “álcool mais gel” que viraram um. Portanto, “álcool gel” ou “álcool-gel” estão corretas. Para o plural, temos: o álcoois-gel que é um tipo de álcool. Álcoois-geis ou álcoois-geles que é, ao mesmo tempo, álcool e gel.


O covid 19 ou a covid 19?

Se temos o novo coronavírus, conhecido como covid 19, como podemos falar? O covid 19 ou a covid 19? Se é um vírus que está no masculino, podemos pensar que só pode ser “o covid 19”, correto? Sim. Mas, podemos utilizar também “a covid 19”, pois se trata da doença do novo coronavírus, já que covid 19 vem do inglês “corona virus disease” (doença de coronavírus), surgida no final de 2019. Vamos nos cuidar promovendo o distanciamento social, lavando as mãos, usando álcool em gel e tomar a vacina quando tivermos a oportunidade de tê-la.

PROF. ANDERSON JACOB ROCHA. Doutor em Língua Portuguesa, autor do livro: A Linguagem da Felicidade. Instagram: prof_andersonjacob. Youtube: Prof. Dr. Anderson Jacob