Clima Destaques

Inmet prevê redução nas chuvas e alta nas temperaturas na região

Por Nathália Araújo / Redação

23 de janeiro de 2022

As possibilidades de precipitações não ultrapassam os 40% e o céu conta com poucas nuvens carregadas./ Foto: Reprodução.

PASSOS – Previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que o fim de semana deve ser marcado por alta temperatura na região e possibilidade de chuva em torno de 40% até esta segunda-feira, 24. Segundo o instituto, a tendência é de que a chuva se torne cada vez mais isolada e passageira, com poucas nuvens carregadas no céu e queda na umidade relativa do ar.

O meteorologista Claudemir Azevedo, da 5ª região do Inmet, destaca que uma densa massa de ar seco chega sobre o Sudeste do país e que deve haver redução das chuvas que têm afetado Minas. Segundo ele, trata-se de um evento típico do alto verão. Em relação às chuvas, os satélites mostram que há probabilidade de 10% durante o período da tarde neste domingo, 23.

“Muitas pessoas estão preocupadas com o clima em Minas Gerais, especialmente por conta de todos os desastres que a chuva causou este ano. Tudo indica que agora a situação deve ser amenizada, já que uma nova onda de calor deve permanecer ao longo da próxima semana. De qualquer forma, estamos em uma estação instável e isso pode mudar a qualquer momento, por isso é sempre bom que todos fiquem atentos com as chances de inundações e cabeças d’água, as quais são muito frequentes na região Sudeste do estado”, destacou Azevedo.

Com base nas análises meteorológicas da companhia Climatempo, as precipitações não devem passar de 1,5 milímetro e podem ser mais comuns no período da noite ou da manhã. As tardes devem ser ensolaradas, com poucas nuvens no céu, ventos com cerca de 11 quilômetros por hora e a umidade relativa do ar pode chegar a 45%.