Destaques Polícia

GCM de Paraíso intensifica ações contra motociclistas infratores

15 de julho de 2024

Guarda Municipal de Paraíso tem realizado diversas blitzes para combater abusos cometidos por motociclistas / Foto: Divulgação

ROBERTO NOGUEIRA

 

S. S. PARAÍSO – A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Sebastião do Paraíso tem intensificado as ações de fiscalização de trânsito para coibir abusos e excessos cometidos principalmente com motocicletas. Reclamações sobre irregularidades cometidas por motociclistas chegaram à Câmara e vereadores acionaram a Secretaria Municipal de Segurança Pública Trânsito e Transporte, responsável pela fiscalização. Desde o início do mês já foram realizadas abordagens com apreensões de motos em situações irregulares.

A questão da poluição sonora e várias outras situações de irregularidades no trânsito foram debatidas na Câmara após exposição do vereador Juliano Carlos Reis. Ele aponta problemas como aglomerações registradas nos finais de semana, no período noturno, na região das lagoas do bairro San Genaro e nas proximidades da Arena Olímpica, como principais pontos de reclamações da população. Também foram mencionados problemas em bairros como Vila Dalva, Rosentina e Paraíso do Bosque e outras regiões da cidade.

As irregularidades vão desde som alto, excesso de velocidade, algazarra e outras questões relacionadas à perturbação da ordem e do sossego. O vereador também fez menção a outras questões de segurança pública, como a utilização de bicicletas motorizadas conduzidas por ocupantes sem capacete. Após o pronunciamento na Câmara, foram encaminhados ofícios para as polícias Civil e Militar e à prefeitura, solicitando fiscalização mais intensa e operações ostensivas para inibir os excessos.

Após o comunicado, a GCM intensificou as ações de fiscalização. Em uma das ocorrências registradas em 1º de julho a PM foi acionada pela GCM. Um condutor aparentando ser menor de idade estava na região da Lagoinha e seguiu para o bairro Nossa Senhora Aparecida e foi acompanhado pela moto patrulha.

Na atuação conjunta, um jovem de 17 anos foi abordado com a CG 125 Titan, de cor azul e placa de Franca (SP). Ele não tinha habilitação e a moto estava com pneus lisos, sem protetor de filtro e retrovisores originais, escapamento aberto provocando estalos e som alto e sem seta traseira. O veículo foi recolhido ao pátio.

Em outra situação, a PM foi acionada pela GCM para elaborar boletim de ocorrência durante uma operação de fiscalização de trânsito. O caso ocorreu na avenida Monsenhor Mancini quando um motociclista passou diante dos guardas empinando uma Honda CG 160 Start. O condutor perdeu o controle da moto e caiu. Durante a abordagem foram constatadas irregularidades como escapamento aberto, pneus lisos, falta de retrovisores, que resultaram em mais uma apreensão.

Uma das abordagens da GCM, ainda no início da semana, ocorreu no bairro São Joaquim após denúncia de poluição sonora. No local, guardas municipais abordaram dois homens e verificaram irregularidades nas motos em que eles estavam. Durante a ação, outros dois envolvidos foram localizados na parte baixa do bairro, próximos a um matagal, sendo acusados de promover algazarra com as motos e produzir conteúdo digital.

Viaturas foram mobilizadas e, durante a abordagem, localizaram a dupla que tentava se esconder na vegetação. Uma das motocicletas estava com a documentação irregular e apresentava uma solda na marcação do chassi e não tinha placa. O veículo foi apreendido e encaminhado para o pátio credenciado. Um dos condutores não portava a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e foi preciso que outra pessoa devidamente habilitada retirasse o veículo.

Segundo informações da GCM, as fiscalizações vão continuar intensificadas em regiões da cidade, principalmente nos pontos apontados como locais onde ocorrem baderna. Além da fiscalização, a guarda também realiza trabalho de educação e conscientização no trânsito. O acionamento da guarda para situações de irregularidades no trânsito pode ser feita através dos telefones 153 ou (35) 3539-5205.

PM recolhe veículos abandonados em Passos

PASSOS – A Polícia Militar recolheu dois veículos abandonados em Passos no último sábado. O recolhimento ocorreu após ofício encaminhado pela prefeitura. Segundo informações da PM, os veículos estavam nas ruas Águas de Lindoia, no bairro Muarama 2, e no cruzamento entre a Leão e a Escorpião, no bairro Serra Verde

Um dos automóveis estava coma frente danificada, dois pneus murchos, folhagem acumulada sobre o capô e no local havia manchas no asfalto oriundas de possível vazamento de óleo. De acordo com relato de uma moradora, o carro foi abandonado na rua há cerca de três meses. A PM não localizou o proprietário do veículo, que foi removido a um pátio credenciado.

O outro carro também apresentava danos na parte dianteira, quatro pneus murchos, folhagem sobre o capô e entulho embaixo do veículo. O proprietário também não foi localizado e o veículo foi removido a um pátio.

Segundo a PM, os pedidos para remoção de veículos abandonados devem ser encaminhado pela população no Departamento de Trânsito da Prefeitura, com o Waltinho, que faz um ofício e envia à polícia.

Um dos automóveis estava com a frente danificada e dois pneus murchos / Foto: Divulgação