S. S. PARAÍSO – A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Sebastião do Paraíso apreendeu uma bicicleta motorizada em situação irregular na última segunda-feira, 19, após uma denúncia de perturbação de sossego nas proximidades da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori, na vila Santa Maria.
O acusado, ao perceber que seria abordado, tentou fugir, mas foi alcançado e a bicicleta foi recolhida.
A ação ocorreu após moradores acionarem a GCM, por meio do telefone 153, e denunciarem que adolescentes em uma bicicleta motorizada estariam fazendo barulho e perturbando o sossego. Eles também estariam fazendo manobras perigosas e colocando em risco de acidentes pedestres nas ruas.
A GCM enviou uma equipe composta por viaturas e motos para verificação sobre a ocorrência. Ao perceberem a chegada da viatura, os adolescentes fugiram, mas foram abordados na avenida Washington Martoni, próximo da rodoviária. A bicicleta motorizada foi recolhida.
O Inspetor da GCM, Marcos Silveira, que atendeu solicitação e comandou a operação disse que “o ideal é os jovens esperarem o tempo adequado para tirarem sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, posteriormente, adquirirem seu bem, seja uma bicicleta, motocicleta ou um carro.” Ele pondera que até que isso ocorra, os inabilitados devem se contentar com a bicicleta a pedal. “A GCM está atenta, assim como a comunidade e o combate as irregularidades estão sendo feito”, afirma.
Nos últimos meses, a GCM, que é responsável pela fiscalização de trânsito no município, tem feito uma série de operações no sentido de coibir os abusos promovidos por condutores de bicicletas motorizadas e também de motocicletas em situação irregular. Vários veículos já foram apreendidos medida que tem contribuído para reduzir os excessos. No entanto as queixas continuam em diferentes regiões da cidade motivando intensidade nas fiscalizações.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para a condução de ciclomotores em via pública, o condutor deverá possuir CNH na categoria A ou Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC). É obrigatório o uso de capacete para o condutor e passageiro. A não apresentação do documento por parte do condutor e também do veículo motiva as sanções e penalidades que estão sendo aplicadas com intensidade.