Gastronomia Destaques

Restaurante mineiro é opção no bairro da Liberdade em São Paulo

20 de agosto de 2021

O buffet é de comidas típicas brasileiras, mas com ênfase na culinária mineira./ Reprodução.

O mineiro Izael Campos, natural da cidade de Bocaiúva, que fica no norte do estado, exatamente a 928 km de São Paulo, escolheu há 7 meses a metrópole paulistana para levar a todos os povos que circulam pela capital as maravilhas da comida mineira, montando o Restaurante Tempero Mineiro.

Ele e sua esposa, Regiane Ribeiro, responsável pela parte gastronômica, sempre alimentaram vontade de montar um restaurante no bairro da Liberdade, pela sua riqueza cultural, turística e histórica. Para os mineiros que vão a São Paulo esta é sempre uma opção para não perder o pertencimento com a comidinha das Gerais.

De acordo com Campos, quando viram a Galeria Imperial e sua imponência na principal rua do bairro oriental, ficaram motivados e com a certeza de que a hora era essa e o lugar era aquele.

“Por trás desse maravilhoso empreendimento tem um grupo de sucesso gerido por pessoas de vasta experiência, a expectativa é de um futuro promissor. Temos outra casa de nome Tradição Mineira, que fica no bairro da Bela Vista, casa esta regida pela experiência do meu sócio Reginaldo, aliada à paixão que sempre tive pela culinária mineira, já há 10 anos”, explicou.

Questionado sobre o motivo de abrir um restaurante com comida específica de Minas Gerais, Campos explicou ser a culinária mineira cercada de miscigenação, criada por vários povos que iam pra Minas Gerais em busca de ouro, diamantes e enriquecimento rápido. O casal tem experiência de anos de trabalho em várias áreas da hotelaria, como nos Hotéis Hilton, Holiday Inn, Blue Tree e Meliá.

“Povos como os bandeirantes paulistas, tropeiros gaúchos e escravos africanos, levaram pra Minas não só sua cultura, mas também sua culinária, e dessa mistura se originou, sem dúvida, a gastronomia impregnada de sabor que conhecemos hoje e tão presente em São Paulo. A paixão pela culinária mineira nasceu nas viagens pelo interior mineiro aliada à receptividade pelo povo paulista, então, não é só pelo bairrismo e pertencimento”, brincou.

O buffet é de comidas típicas brasileiras, mas com ênfase na culinária mineira.

“Nosso cardápio mantém uma base e se alternam os demais itens diariamente. É comum encontrar em nossa casa torresmo, banana à milanesa, couve refogada, costelinha suína, frango com quiabo, vaca atolada, rabada bovina, mexidão mineiro, angu, polenta, tutu de feijão, feijão tropeiro, escondidinho e feijoada, sem esquecer a boa cachaça para acompanhar. Claro que nosso carro chefe são, sem sombra de dúvidas, a feijoada e o frango com quiabo”, disse.

O restaurante oferece ainda sobremesas, como pudim, sorvetes artesanais e arroz doce.

“Os principais elogios dos clientes são com relação ao tempero, à higiene, à receptividade e o preço justo. É muito comum ouvirmos ‘que comida deliciosa’, ‘adorei’. E, é exatamente este o combustível que nos faz acordar bem cedo todos os dias pra preparar nosso buffet e receber nossos clientes a partir das 11h para o almoço. Somos apaixonados pelo que fazemos”, contou.

O Tempero Mineiro comporta mais de 250 pessoas sentadas e fica na Rua Galvão Bueno, 351, no bairro da Liberdade.

Para o presidente do Instituto Sociocultural Brasil China, Thomas Law o Tempero Mineiro tem excelente comida mineira caseira.

“Tem também uma cachaça mineira de qualidade. Comemos além do buffet, uma picanha especial preparada na pedra. Vale a pena conhecer.”