Gastronomia Destaques

Piumhi pretende fazer festival gastronômico para valorizar iguarias

Por Felipe Misuraca / Especial

26 de janeiro de 2022

Até o momento, o festival segue sem uma data para acontecer./ Foto: Reprodução.

PIUMHI – A Prefeitura de Piumhi pretende realizar, neste ano, o 1º festival gastronômico do município. Na última semana, o secretário municipal de Turismo, Thiago Santos, e a diretora de do Departamento de Turismo, Fernanda Silva, apresentaram o projeto do evento. Devido à pandemia de covid-19, o festival ainda não tem data definida para ocorrer.

De acordo com Thiago, um dos objetivos do evento é divulgar a gastronomia do município.

“O 1º Festival Gastronômico Sabores da Nossa Terra tem como objetivo geral promover, assim como valorizar, qualificar e divulgar a gastronomia da cidade e nossas diversas iguarias artesanais, como por exemplo, o queijo artesanal da Canastra, o café, a rapadura, a cachaça e outras preciosidades ofertadas por nossa terra, uma vez que ela produz sabores únicos”, disse.

Segundo o secretário, a intenção também é valorizar e incentivar a produção artesanal de alimentos por meio de receitas e modos de preparo que vêm sendo repassados entre as gerações, o que contribui na preservação da mineiridade e da tradição piumhienses.

“A escolha de propor um evento com foco na gastronomia se dá de acordo com várias possibilidades. Primeiro, pelo setor da gastronomia ser forte e fomentado pelo governo estadual de Minas, com projetos e ações específicas voltadas para a gastronomia mineira, que possibilita muitas ações ao município e vai ao encontro de seus interesses”, disse o secretário.

Segundo ele, a gastronomia tem relevância estratégica e, com sua cadeia produtiva, aspectos sociais e questões culturais, atua também na geração de renda, trabalho, desenvolvimento social e econômico.

“A minha expectativa é muito boa, mesmo não tendo alguma data para o festival. Ainda estamos procurando recursos e parceiros para realizá-lo ainda neste ano. É importante afirmar que este festival só pode ocorrer em um período pós pandemia”, disse.

“A partir do momento que a gente realizar o primeiro em um cenário pós pandemia, pretendemos que o Festival Gastronômico esteja todo ano no calendário cultural do município”, afirma.