Gastronomia Destaques

Governo de Minas inicia processo de reconhecimento da Cozinha Mineira como patrimônio cultural

6 de dezembro de 2021

Foto: Arquivo FM.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), juntamente com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e do Instituto Periférico, iniciaram na última sexta-feira, 03, em Belo Horizonte, o processo de reconhecimento da cozinha mineira como patrimônio cultural do estado.

A expectativa é finalizar, até o fim do próximo ano, todo o processo de registro e também o Inventário da Cozinha Mineira, composto por um dossiê e por ações de salvaguarda e proteção da gastronomia de Minas. Serão realizados estudos e levantamentos de toda a cadeia produtiva e afetiva da cultura alimentar mineira e também com relação ao conhecimento já sistematizado sobre o tema.

Além da entrega do dossiê, o inventário prevê a entrega de publicações que ajudarão a promover a história, a diversidade e os protagonistas dos sabores e dos saberes da comida mineira. Dentro os materiais estão previstos videodocumentários, livretos, filmetes promocionais, um site e um repositório digital na internet, incluindo também ações de capacitação como seminários e oficinas virtuais, para agentes culturais e turísticos, e palestras em escolas públicas.