Gastronomia Destaques

Família usa culinária para fortalecer laços

Por Nathália Araújo / Redação

18 de outubro de 2021

Foto: Divulgação.

PASSOS – Entre os inúmeros problemas causados pela pandemia do novo coronavírus, um deles foi o distanciamento entre os grupos familiares, uma vez que reuniões e confraternizações ficaram suspensas por algum tempo. No entanto, com o avanço da vacinação, muitas pessoas já buscam maneiras de recuperar o tempo perdido e a cozinha se tornou uma boa opção para aliviar o estresse do dia a dia e estreitar as relações.

Os fins de semana são bastante esperados na casa onde reside a família do empresário Tadeu Borges da Silveira, e são nesses dias que as receitas culinárias recebem mais atenção. Na companhia da esposa, Marcela Cristiana dos Santos, e do filho, Guilherme dos Santos Borges, o espaço de lazer é tomado pelo aroma do bom e velho tempero mineiro, que costuma ser seguido por sobremesas que chegam a dar água na boca. Churrasco, hambúrguer, empadão de frango e salpicão estão entre os pratos feitos pela família, assim como a moqueca de tilápia.

Marcela conta que, após definirem o prato que será servido, cada um recebe uma tarefa enquanto colocam as conversas em dia.

“Olha, quem diria que cozinhar em família seria uma terapia, aproveitamos o momento para falar sobre a vida, compartilhamos nossas opiniões e ainda complementamos as receitas com nossos próprios toques. Para quem não aprecia a culinária ou nunca tentou viver esse tipo de emoção, digo que vale a pena, especialmente neste momento em que o mundo todo enfrenta tantas dificuldades. Depois de comer, ainda ficamos um bom tempo na cozinha para arrumar a bagunça; é muito bom”, destacou.

O estudante Guilherme, com apenas 13 anos, já defende a ideia de que a cozinha se caracteriza como um lugar mágico. O pai, Tadeu, revela é amante do churrasco com um bom copo de cerveja, entretanto, conta que adora elaborar os pratos.

“A noite, nós três vamos para a cozinha preparar nosso jantar e é muito bom ver o interesse do nosso filho pela atividade, além disso, ele gosta de tocar violão e isso deixa o momento ainda mais alegre, porque escolhemos as músicas e até cantamos juntos. As vezes, até cozinho sozinho, mas não tem a mesma graça”, mencionou.

Para o momento, o maior desejo da família é que todos os efeitos da pandemia cheguem ao fim em breve, para que assim a rotina volte ao normal.

Confira a receita favorita da família:

MOQUECA DE TILÁPIA

Ingredientes:
1 kg de filé de de tilápia
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 vidro de leite de coco
5 batatas semi cozidas
em rodelas
3 cebolas em rodelas
3 tomate em rodelas
3 ovos cozido em rodelas
Azeitonas verdes e pretas
(a gosto)
Cheiro verde (a gosto)

Modo de preparo: Tempere os filés de tilápia, em seguida cozinhe as batatas e os ovos, cortando-os em rodelos medianas. Na panela, coloque os ingredientes em camadas, acrescente o leite de coco e o molho de tomate. Depois de cozido, está pronto para servir.
Dica: Arroz é um bom acompanhamento.