Gastronomia Destaques

Cidades da região prestigiam festival ExpoQueijo 2021

5 de novembro de 2021

A prefeita de Delfinópolis, Suely Lemos esteve na abertura da ExpoQueijo Brasil 2021 (Araxá International Cheese) nesta quinta-feira./ Foto: Divulgação.

ARAXÁ – Teve início nesta quinta-feira, 4, e segue até o próximo dia 7 deste mês, a ExpoQueijo Brasil 2021, considerado como o maior festival de queijo no país e que tem previsão de receber cerca de 50 mil visitantes em quatro dias. Prefeitos, secretários e expositores de 19 municípios que fazem parte do Circuito Nascentes das Gerais e Canastra estão prestigiando o evento. Piumhi participa com o projeto Rota do Queijo Canastra, lançado recentemente pela prefeitura.

A prefeita de Delfinópolis, Suely Lemos, esteve na abertura nesta quinta-feira e disse ser um prazer poder prestigiar a exposição.

“Ainda mais, por saber que temos produtores delfinopolitanos expondo e comercializando seus produtos”, afirmou.

A diretora municipal de Turismo de Piumhi, Fernanda Silva, e o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Thiago Santos, estiveram presentes representando o município e para apresentar o primeiro produto turístico da cidade, a Rota do Queijo Canastra.

O secretário Thiago Santos ressalta a importância de apresentar a marca do Queijo Canastra do município, o qual contempla o Turismo Rural de Piumhi em um evento voltado para o queijo, além de apresentar os pontos turísticos existentes da cidade. Na sequência, a secretaria realizará um programa especial para apresentar essa marca da Rota do Queijo no município com uma programação especial.

A ExpoQueijo Brasil 2021- Araxá International Cheese tem o objetivo de valorizar a cadeia produtiva do queijo. O evento é considerado o maior festival de queijo no Brasil e reunirá ações para promover expansão do mercado nacional e internacional do queijo, a capacitação e qualificação do produtor, a disseminação das informações de como identificá-los; e a valorização, na prática, desse patrimônio cultural brasileiro.

O Concurso Internacional do Queijo espera receber 800 queijos de todo o mundo, avaliados por jurados experientes do Brasil e outros países. A competição ainda gera valor aos produtos concorrentes e abre o mercado para novos produtores.

A Feira de Negócios é outro atrativo do evento. Serão montados 200 estandes para exposição de produtos e patrocinadores, praça de alimentação com espaço para restaurantes e food trucks, espaço kids, área para apresentações culturais e espaço para oficinas e treinamentos. Gastronomia, cultura, capacitação e valorização.

Segundo informações dos organizadores da ExpoQueijo, o evento será realizado no Tauá Grande Hotel e Thermas de Araxá e deve reunir ações para promover expansão do mercado nacional e internacional do queijo, a capacitação e qualificação do produtor, a disseminação das informações de como identificá-los e a valorização, na prática, desse patrimônio cultural brasileiro.