Ézio Santos
PASSOS – A Assessoria de Comunicação da viação Gardênia confirmou ontem que os ônibus da empresa que transportam passageiros da região, para Belo Horizonte e cidades circunvizinhas, foram fiscalizados recentemente pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
Em três dias, foram fiscalizados mais de 80 veículos no Sul de Minas, correspondendo a cerca de 7% da frota da empresa, e autuados 10 veículos em Poços de Caldas, que atendem também Pouso Alegre e cidades localizadas na rota.
“Fomos notificados pelos órgãos apenas em relação à linha regular entre Poços e Pouso Alegre. Os nossos veículos pararam de circular e foram substituídos por outra empresa até que sejam atendidas as exigências dos dois órgãos”, afirmou a assistente de comunicação Claudilene Assis.
As ações foram motivadas pelas reclamações registradas por passageiros que utilizam os serviços da empresa, entre elas queixas por atrasos nas viagens, má conservação dos ônibus e irregularidades na operação de linhas intermunicipais. A Gardênia foi autuada por problemas encontrados em itens de conforto, segurança dos veículos e descumprimento dos quadros de horários.
As equipes de fiscalização retiraram de circulação 10 ônibus da Gardênia por apresentarem problemas de manutenção, e eles só poderão voltar a circular após sanar as irregularidades e passarem por nova vistoria no DER-MG.
Para que os usuários não fiquem desassistidos, a Seinfra concedeu uma autorização para que a empresa Santa Cruz opere provisoriamente as linhas, até que a Gardênia apresente os carros para laudo de vistoria no órgão.
As linhas interestaduais até Ribeirão Preto e Franca, no estado de São Paulo, são monitoradas pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT).
Frota
A assessora disse que, por iniciativa da direção da empresa, a partir da primeira quinzena de maio todos os ônibus com o tempo de uso expirado serão substituídos por seminovos.
“Os que ainda podem rodar serão utilizados no transporte urbano de algumas cidades. No caso de Passos, os que saem, chegam ou passam veículos para Belo Horizonte, São Sebastião do Paraíso, Cássia, Ribeirão Preto e Franca, serão trocados”, disse.
A quantidade de veículos que circulam na região é de seis e são 18 horários diariamente.