16 de maio de 2023
Partida acontece amanhã, às 21h30, no Mineirão./ Foto: Reprodução.
Leonardo Pedro
PASSOS – Alvinegros mineiros e paulistas têm a sua atenção voltada para o duelo desta noite, às 21h30, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, realizado no Mineirão. O confronto marca o reencontro entre Atlético e Corinthians na competição, após nove anos da última decisão, disputada em 2014.
Naquele ano, Galo e Timão disputaram as quartas de final, com vitória paulista na ida, por 2 x 0, e triunfo mineiro na volta, por 4 x 1. O Atlético viria a ser campeão naquele ano. Além dessa vez, se encontraram na Copa do Brasil de 1997, que teve classificação corintiana, com vitória de 1 x 0 na ida e empate em 1 x 1 na volta.
Para o jogo de hoje, a equipe atleticana chega como favorita, visto que joga em casa, está em sexto lugar no Brasileirão e venceu os dois últimos jogos (Internacional e Cuiabá). Já o time corintiano passa pelo pior início de temporada desde 2012. No momento, é o primeiro clube do Z-4 e não vence há cinco jogos.
Além do momento vivido pelos alvinegros, o retrospecto recente está a favor do Galo. Dos últimos dez jogos (todos pelo Campeonato Brasileiro), o mineiro venceu sete, empatou um e perdeu dois. Dos sete triunfos, cinco foram seguidos, entre as temporadas de 2019 e 2020.
No histórico geral, a vantagem muda de lado. Em 106 jogos, o Timão venceu 41, perdeu 37 e empatou 28. Considerando apenas mata-mata, a vantagem é ainda maior: seis classificações corintianas contra apenas uma atleticana.
O Galo deve formar com: Everson; Mariano, Jemerson, Nathan e Rubens; Battaglia, Zaracho e Hyoran; Paulinho, Vargas e Pavon. O Timão responde com: Cássio; Fágner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Roni, Matheus Araújo e Maycon; Róger Guedes, Adson e Yuri Alberto.