Leonardo Pedro
PASSOS – O Atlético entra em campo nesta tarde, 18, às 16h30, para receber o Patrocinense, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. Líder do grupo A, com 13 pontos, a equipe comandada por Eduardo Coudet pode antecipar a sua vaga para a próxima fase neste sábado, mas depende da combinação de alguns resultados.
Caso corresponda o favoritismo e vença o Patrocinense, o Galo alcançaria 16 pontos e impossibilitaria a classificação do Athletic/São João del-Rei, pois mesmo com vitória nos dois jogos restantes, o Esquadrão de Aço não alcançaria a pontuação do alvinegro.
O Pouso Alegre soma oito pontos e enfrenta o Democrata/Sete Lagoas na segunda-feira, 20, no Manduzão. Se superar o adversário e os dois restantes, pode chegar aos 17 pontos. Assim, o Galo torce pela derrota do Pousão.
Faltaria o jogo do Villa Nova. O Leão do Bonfim tem quatro pontos, mas com um jogo a menos (a partida remarcada contra o Ipatinga). O Villa poderia alcançar 16 pontos se vencer todos os quatro jogos restantes. A partida será contra o Cruzeiro, no Alçapão do Bonfim, hoje, às 19h. Qualquer tropeço favorece o Atlético.
Caso seja concretizada a combinação de resultados, o Galo viajaria já classificado no Estadual para a Venezuela, onde enfrentará o Carabobo, na próxima quarta-feira, 22, pela fase preliminar da Libertadores.
Mesmo com a decisão do continental próxima, Eduardo Coudet deve escalar os titulares, na busca de garantir a classificação. Os prováveis 11 do Atlético são: Everson; Mariano, Bruno Fuchs, Jemerson e Dodô; Allan, Edenilson, Patrick e Pedrinho; Paulinho e Hulk.
O Patrocinense é o último colocado do grupo B, com um ponto somado em quatro jogos (8% de aproveitamento). Marcou cinco vezes e sofreu sete gols, saldo de -2. Em 2022, foi derrotado por 3 x 0 pelo Galo, na quarta rodada.