24 de agosto de 2023
Atacante marcou apenas um gol com a bola rolando./ Foto: Reprodução.
Leonardo Natalino
PASSOS – Sem grande protagonismo nesta edição do Campeonato Brasileiro, o camisa 10 rubro-negro, Gabriel Barbosa, sofre com as inúmeras chances de gols desperdiçadas. Quando comparados seu desempenho em gols e o nível de ameaça das jogadas que finalizou sem contar cobranças de pênalti, Gabigol é o atleta mais ineficiente do torneio.
No Brasileirão 2023, o atacante converteu quatro de cinco pênaltis cobrados. Com a bola rolando, marcou apenas um gol, diante do Fortaleza. Ao todo, ele soma 37 finalizações (25 dentro da área). Dessas 37 chances, quatro ou cinco tinham potencial estatístico para serem convertidas em gols.
Segundo estatísticas do GE, Gabigol deixou de marcar 3,6 gols, comparado com a média de atletas que tiveram o mesmo número de oportunidades nas últimas dez edições do Campeonato Brasileiro. No momento, ele está apenas na 12ª posição de artilheiros do Brasileirão 2023. O líder é o botafoguense Tiquinho, com 13 tentos em 17 jogos.
Para determinar o “nível de ameaça” das jogadas concluídas por Gabi, foram comparadas as características de suas finalizações com as de 98.439 feitas em Brasileirões desde 2013, uma métrica conhecida como “expectativa de gol” ou simplesmente “xG”, excluindo os pênaltis.
A lista completa de jogadores mais ineficientes deste Campeonato Brasileiro conta com: Gabigol (-3,6), Thaciano – Bahia (-2,5), Paulinho – Atlético (-2,5), T. Galhardo – Fortaleza (-2,2), Lelê – Fluminense (-2,2), Alex Teixeira – Vasco (-2,1), Pedro Henrique – Internacional (-1,9), Gulherme – Fortaleza (-1,8), Lucas Evangelista – Bragantino (-1,7) e Vitinho – Bragantino (-1,7).