5 de fevereiro de 2025
Flamengo é o time que mais tem jogadores que estiveram na última Copa do Mundo, de 2022 / Foto: Reprodução
PASSOS – Desde o ano passado, o futebol brasileiro segue se fortalecendo com as chegadas de grandes nomes que participaram da Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar. Com a influência crescente das SAFs e do investimento das casas de apostas, os clubes seguem apostando em contratações de peso para a temporada de 2025. Com os retornos de Neymar ao Santos e de Danilo ao Flamengo, já são 22 atletas atuando no Brasil que disputaram o último Mundial.
Neymar, principal estrela da Seleção, e Danilo, atual capitão sob o comando de Dorival Júnior, elevaram o nível do futebol nacional e se juntaram aos outros 20 atletas.
O Flamengo lidera a lista dos clubes com os mais jogadores que participaram da Copa de 2022, contando com oito nomes no elenco. O time carioca reúne quatro uruguaios (Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela), três brasileiros (Danilo, Alex Sandro e Pedro) e um equatoriano (Gonzalo Plata). O Corinthians vem logo em seguida, com três reforços: Memphis Depay, da Holanda, e os equatorianos Palácios e Félix Torres.
Internacional e Palmeiras aparecem em terceiro lugar, cada um com dois jogadores. O Colorado tem Enner Valencia (Equador) e o goleiro Rochet (Uruguai), enquanto o Verdão conta com Facundo Torres (Uruguai) e Weverton. Outras equipes da Série A também marcam presença na lista: Atlético com Alan Franco, do Equador, Bahia com Everton Ribeiro, Botafogo com Alex Telles, Fluminense com Canobbio, do Uruguai, Grêmio com Braithwaite, da Dinamarca, Santos com Neymar e Vasco com Puma Rodríguez, do Uruguai.
Entre os países, o Uruguai é o que tem mais representantes no futebol brasileiro, com oito jogadores, seguido pelo Brasil, com sete. O Equador aparece com cinco atletas, enquanto Holanda e Dinamarca têm um cada. Curiosamente, a Argentina, atual campeã mundial e dona de uma forte presença no futebol brasileiro, não conta com nenhum jogador que tenha disputado a Copa de 2022 atuando na Série A.