25 de maio de 2023
Balsa teve motor fundido e turbina travada./ Foto: Reprodução.
Débora Meira
C. R. CLARO – A equipe de Divisão de Transportes da Prefeitura de Carmo do Rio Claro supervisionou a retirada dos motores danificados da balsa do Itaci, que foi realizada por Furnas no último domingo. O material retirado foi enviado para uma empresa especializada e a embarcação foi substituída temporariamente pela balsa de Itapiché.
De acordo com o chefe de Transportes do município, Leandro Vilela de Ávila, os motores foram danificados em dois dias diferentes, um fundiu e, no outro, a turbina travou, mas optaram por levar os dois para a manutenção. “A orientação recebida é que seja feita a revisão de 250 a 300 horas, para troca de óleo, e os reparos regularmente. Nós fazemos a troca de óleo, filtro e combustível, sendo a manutenção preventiva, já a corretiva é por conta de Furnas”, disse.
“Todas as duas balsas são importantes para o município, principalmente neste período de safra, no escoamento de produção agrícola, cafeeira, grãos, acesso à saúde, emergência. Hoje, no Itaci, o trajeto com a balsa é de 4 quilômetros, porém via estrada a volta é de aproximadamente 250 km. Já a do Itapiché, que tem 2 quilômetros de travessia, possui acesso pela BR-265, sendo o trajeto de no mínimo 25 quilômetros. Porém nenhuma é mais importante que a outra, mas a do Itaci tem suas particularidades, devido à distância e acesso”, destacou.
O responsável pelos transportes explicou que o trajeto da Balsa do Itapiché atende aos moradores de diversos bairros rurais, como Leandros, Furna, Mendonças, Ferreiras e outras localidades, atingindo diretamente mais de mil famílias e produtores.
“O reparo é realizado por Furnas, portanto os custos da manutenção corretiva são deles, já a prefeitura do Carmo, investe mensalmente na manutenção preventiva, sendo as trocas de filtros, óleo, combustível e salários dos operadores. A retífica foi iniciada nesta terça-feira e, segundo a mecânica terceirizada por Furnas, o prazo é de 15 a 20 dias”, comentou.