12 de abril de 2024
PREFEITO RAFAEL FREIRE ASSINA CONTRATO COM NOVO CONCESSIONÁRIO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO EM ALPINÓPOLIS / Foto: Reprodução
ALPINÓPOLIS – A Prefeitura de Alpinópolis assinou, na última quarta-feira, 10, o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto com o Consórcio Saalpi e deu 10 dias de prazo para que a Copasa deixe o município. Caso a estatal não cumpra o prazo, a prefeitura prevê acionar a Justiça.
De acordo com informações da administração do município, o Consórcio Saalpi, que venceu a licitação realizada pela prefeitura para os serviços de tratamento e abastecimento, é formado por um grupo de empresas que já atuam no mercado há mais de 60 anos e concessões há 20 anos.
A prefeitura também informa que o grupo está presente em municípios como Bom Sucesso, Paraguaçu, Araújos e outros, e que possui preço de tarifa mais justo e com boa qualidade nos serviços.
“Ressaltamos que a Copasa tem 10 dias para deixar a cidade. O que, se nesse prazo ela não sair, estamos prontos para ir à justiça e requerer o que nos é de direito para garantir não só o cumprimento dos atos do Poder Executivo, e também assegurar que à vontade da população seja respeitada”, informa a administração em rede social.
Segundo a prefeitura, o município não teve que pagar nenhum nada à Copasa pelo fim da concessão com a estatal. “O que fizemos foi provar o maior erro administrativo da história de Alpinópolis e ter a certeza de que cumprimos todas as etapas licitatórias para que o processo chegasse até aqui, na assinatura final”, informa a administração de Alpinópolis.
“Hoje é um dia histórico para Alpinópolis. Nós colocamos fim a uma injustiça que perduraria 30 anos no nosso município. Assinamos a nova concessão de água e esgoto da cidade. A empresa vencedora do certame público cumpriu todos os requisitos necessários para que chegássemos até aqui, neste dia, que é a assinatura do contrato de concessão. É importante dizer à população que isso não significa que amanhã a empresa já estará tratando a água e o esgoto do nosso município. Isso porque a Copasa precisa sair de Alpinópolis. Nós fizemos a notificação dando o prazo de 10 dias para que a Copasa deixe o município. Caso a Copasa insista em permanecer, o nosso corpo jurídico está pronto para acioná-la judicialmente e fazer cumprir a determinação do poder Executivo. Eu quero tranquilizar a população que nós acompanharemos de perto essa nova empresa que está assumindo o serviço de água e esgoto, cobrando eficiência do serviço, qualidade e um preço justo que cabe no bolso de todos vocês. Então, a nossa parte está feita”, afirma o prefeito Rafael Freire em vídeo postado em rede social da prefeitura.
No dia 5 deste mês, a prefeitura assinou a notificação extrajudicial endereçada ao presidente da Copasa para que a empresa deixe o município e inicie o processo de transição para o Consórcio Saalpi, no prazo de 10 dias a contar do recebimento.