Folha Motors Destaques

Toyota confirma novo Corolla GR hatch

30 de Maio de 2022

Além do motor 1.6 turbo de 304 cv, hatch Toyota Corolla GR terá câmbio manual de seis marchas, ajustes na suspensão e recursos eletrônicos de ponta

A Toyota confirmou a vinda do hatch Corolla GR ao Brasil. A marca acaba de publicar imagens do modelo inédito no País em suas redes sociais. Na legenda, a empresa confirma a estreia para 2023. O hatch, que também será vendido na Europa e na América do Norte, recebeu atualizações feitas pela divisão esportiva Gazoo Racing. Assim, o novo Corolla GR será rival do Honda Civic Type R, também confirmado para o Brasil.

Além do visual, o hatch terá respostas bem apimentadas. Isso graças ao motor 1.6 turbo de três cilindros a gasolina, que já está no Yaris GR. No entanto, no Corolla, ele traz alterações e ganhou o nome ”G16E-GTS”. Como resultado, gera 304 cv de potência e 37,7 mkgf de torque. O câmbio será manual de seis marchas.

O hatch médio traz vários itens para garantir respostas esportivas. Nesse sentido, colabora a tração integral GR-Four, que também está no Yaris GR. No geral, o sistema é ajustável na entrega de força entre o eixo dianteiro e o traseiro. As opções são 60-40, 50-50 e 30-70. Ou seja, a distribuição de torque pode variar de acordo com a preferência do motorista.

Até o momento, a Toyota não divulgou os dados de desempenho do hatch esportivo. Contudo, o carro também traz reforços na estrutura da plataforma TNGA-C. Bem como nos freios e na suspensão. Assim, de acordo com a marca, houve melhorias no comportamento em diferentes terrenos. Da mesma forma, a estabilidade em curvas foi ampliada. Por fim, a Toyota instalou capô e painéis feitos de alumínio. Como resultado, o peso total do carro é de 1.474 kg.

Além da proposta mais agressiva, o hatch ganhou pegada moderna, assim como os demais modelos da linha GR. Na dianteira, o destaque é o capô com vincos e linhas encorpadas. O para-choque é novo e a grade maior tem desenho em forma de colmeia. Há também uma grande entrada de ar.
Nas laterais, chamam a atenção as rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento preto brilhante. Segundo a Toyota, os pneus são Michelin Pilot Sport 4 235/40 R18. Há ainda saias com o emblema ”GR-Four”. Na traseira, além do defletor de ar a marca instalou novas saídas de escape e um difusor integrado ao para-choque.

Na cabine, o GR Corolla agrada. Os bancos têm pegada esportiva, costuras em tom cinza e o logo ”GR” gravado nos encostos de cabeça. O volante é novo e a alavanca de câmbio, curta. Outro destaque é o sistema de som com seis alto-falantes. A cabine traz ainda carregador de celular por indução e central multimídia com tela de 8 polegadas. A do painel digital tem 12,3”;

 

Tecnologia embarcada

A lista de recursos do GR Corolla é ampla. Além disso, traz tecnologias de assistência ao motorista. Nesse sentido há Toyota Safety Sense 3.0, que inclui um sistema de pré-colisão com detecção de pedestres. Bem como alerta de saída involuntária de faixa com assistente de direção e rastreamento de pista. Há também controle de velocidade de cruzeiro dinâmico, farol alto automático e assistente de sinalização de trânsito.

No mais, o pacote inclui alerta de ponto cego, de tráfego cruzado na traseira e auxílio de saída em rampa. Outro item interessante é a isenção da assinatura do Toyota Safety Connect por um ano. Portanto, o carro fornece notificação automática em caso de colisão, assistência de emergência e na estrada. Além disso, há serviço de localização de veículos roubados e furtados.

 

Preço para poucos

Por ora, a Toyota não revelou informações sobre preços. No entanto, nos Estados Unidos, o hatch vai ser vendido por cerca US$ 35 mil. Ou seja, uns R$ 170 mil na conversão direta, sem impostos. No mercado norte-americano, o modelo terá versões. A de entrada será a Core e a de topo, Circuit Edition.

Seja como for, no Brasil o hatch Corolla GR deverá ter preço ainda mais salgado. Assim, a expectativa é de que a tabela fique na faixa dos R$ 250 mil.