Folha Motors Destaques

Entre os dez mais

FOLHA MOTORS

13 de janeiro de 2022

O utilitário esportivo Hyundai Creta terminou o ano em um inédito décimo lugar no ranking dos automóveis mais vendidos do Brasil./ Foto: Reprodução.

O Hyundai Creta foi lançado no Brasil em 2016, com produção na cidade paulista de Piracicaba, na mesma fábrica de onde saem as versões hatch e sedã do compacto HB20. A sua segunda geração foi apresentada nacionalmente no final de agosto do ano passado, com um visual completamente renovado – inspirado na evolução do atual estilo de design da marca sul-coreana, denominado de “Esportividade Sensual”.

Ao longo de 2021, o utilitário esportivo compacto da Hyundai travou uma árdua batalha no mercado nacional com os concorrentes Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross. A sutil evolução nas vendas mensais após o lançamento da segunda geração ajudou o SUV da marca sul-coreana a totalizar 64.759 emplacamentos em 2021.

O Creta ficou atrás do Renegade, que vendeu 73.913 unidades e liderou o segmento, mas fechou o ano na décima posição no ranking geral de vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil – um feito inédito para o modelo da Hyundai. De quebra, o embalo da nova geração ajudou o SUV produzido em Piracicaba a superar outro rival direto – o T-Cross, que totalizou 62.307 e ficou na décima primeira posição no ranking.

O Creta 2022 foi apresentado com duas opções de motor: uma evolução do antigo 2.0 aspirado – restrito à versão “top” Ultimate – e um 1.0 turbo, o mesmo que move as configurações topo de linha do HB20. E as boas vendas do SUV são “puxadas” justamente pelas versões com motor 1.0 turbo, dos quais a Platinum é a mais equipada.

O novo Creta ficou poucos centímetros maior em todas as dimensões e passou a ter 4,30 metros de comprimento, 1,79 metro de largura, 1,62 metro de altura e 2,61 metros de distância de entre-eixos. O conjunto do SUV da Hyundai pode não ser uma unanimidade em termos estéticos, porém, tem personalidade e chama a atenção por onde passa.

O destaque frontal é a nova grade em formato hexagonal e em cascata, desenvolvida exclusivamente para o Brasil – a que havia sido originalmente apresentada na Coreia do Sul, com um estilo mais similar à do HB20, não teve boa aceitação quando as primeiras imagens do SUV chegaram por aqui. Na versão Platinum, uma moldura cromada e detalhes no interior na cor prata deram à grade “made in Brazil” um aspecto mais tridimensional e imponente.

De resto, o carro segue as linhas do original sul-coreano, com seu capô alongado, vincos laterais bem delineados e arcos de roda proeminentes. Divididos em duas partes, os faróis halógenos e as luzes de circulação diurna (DLR) em leds compõem uma forma trapezoidal. As luzes de seta ficam posicionadas abaixo, junto ao farol de neblina.

As maçanetas contam com detalhe cromado e, na versão Platinum, as rodas em liga leve têm 17 polegadas com design com acabamento diamantado e a finalização em duas cores. Uma moldura prateada na coluna “C” complementa o layout dinâmico, que é reforçado pela antena do tipo barbatana de tubarão. Atrás, destacam-se as avantajadas lanternas assimétricas, também parcialmente em leds e divididas em duas seções.

A nova geração do Creta oferece em todas as configurações seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e de tração, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência e monitoramento de pressão dos pneus. A versão Platinum agrega recursos de segurança como a Smart Câmera 360 Graus, com visão panorâmica e oito visualizações diferentes, e câmera para monitoramento de ponto cego, que exibe no display central do painel de instrumentos a visão “escondida do motorista” após ser acionado o sinal de mudança de faixa.

O Bluelink, sistema de carro conectado da Hyundai, oferece navegação de bordo e outras funções: Smart Camera 360 Graus no app, comando de voz, busca de pontos de interesse, modo guia de destino, busca de localidades e informações de tráfego em tempo real e ajuste de climatização. Gratuito por seis meses – depois gera uma mensalidade de R$ 49,90 –, o Bluelink disponibiliza recursos com foco em segurança e assistência ao motorista, prevenção ao roubo e conveniências. Na área de segurança, o Bluelink oferece rastreamento, imobilização e notificação de veículo roubado.

O motorista também pode definir a velocidade máxima e os dias da semana em que o veículo não deva circular. Contudo, os dispositivos mais sofisticados de assistência à condução da linha Creta – como sistema de frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo, farol alto adaptativo e detector de fadiga, assim como os faróis e lanternas full-led – são restritos à configuração Ultimate 2.0. O motor tricilíndrico 1.0 Turbo GDI flex de injeção di