30 de novembro de 2023
Reunião contou com 12 representantes dos clubes mineiros./ Foto: Reprodução.
Leonardo Natalino
PASSOS – A Federação Mineira de Futebol realizou na última terça-feira, 28, o arbitral para a disputa do Campeonato Mineiro de 2024. A reunião contou com 12 representantes dos clubes mineiros para a discussão do formato de disputa da competição e a realização do sorteio da fase de grupos.
O formato de disputa será mantido da mesma forma que ocorreu em 2023, também em respeito ao Estatuto do Torcedor, que prevê o mínimo de dois anos vigentes do regulamento. Na primeira fase do estadual, as 12 equipes se dividirão em três grupos com quatro times em cada chave.
No sorteio, os clubes foram divididos em quatro potes, com o trio da capital (América, Atlético e Cruzeiro) sendo cabeças de chave. As novidades entre os participantes, que conquistaram o acesso neste ano para a elite, são o Itabirito, clube fundado em 2022 com o modelo de SAF, e o Uberlândia, que retorna após uma temporada. Caldense e Democrata-SL foram rebaixados em 2023.
O grupo A conta com: Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito e Tombense. O B com: Atlético, Pouso Alegre, Uberlândia e Villa Nova. E o C com: América, Athletic, Democrata-GV e Patrocinense. Os clubes enfrentam apenas adversários das outras chaves, como é no Paulistão. Avançam para o mata-mata os três líderes e o segundo melhor colocado geral.
O dia, local e horário dos jogos ainda serão divulgados pela Federação, e o torneio será disputado entre os dias 24 de janeiro e 6 de abril. O Troféu Inconfidência será disputado entre o 5º até o 8º colocado na classificação geral, com o campeão do torneio ‘avulso’ conquistando a quinta vaga de Minas Gerais na Copa do Brasil. Três equipes serão rebaixadas.