Leonardo Natalino
PASSOS – O clássico mais charmoso do país protagoniza mais uma disputa na noite deste sábado, 11, pelo Campeonato Brasileiro, às 18h30, no Maracanã. O Fluminense visita o rival Flamengo em confronto válido pela 34ª rodada do torneio. Recém-campeão da Libertadores, o Tricolor tem a missão de impedir a aproximação do Rubro-Negro do topo da tabela.
Caso vença o jogo de hoje, a equipe do técnico Tite empataria momentaneamente com o líder Botafogo, ambos com 59 pontos. No domingo, 12, a equipe alvinegra enfrenta o Bragantino, fora de casa, em duelo direto pela liderança.
O duelo de hoje é o sétimo entre Tricolores e Rubro-negros neste ano. Pelo carioca, jogaram três vezes, com vitória do Fla no primeiro jogo da grande decisão e vitória do Flu na volta, que decretou o bicampeonato tricolor. Na fase inicial, o clube das Laranjeiras também venceu.
Também se encontraram nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida, com mando do Fluminense, empataram sem gols. Na volta, o Rubro-Negro venceu por 2 x 0 e classificou. No Brasileirão deste ano, novamente empate sem gols.
Com a vaga para a próxima Libertadores garantida por conta do título do último 4 de novembro, o Fluminense tem poucas pretensões no Brasileirão, mas o presidente Mário Bittencourt afirmou que o clube irá encarar o restante do campeonato com a mesma seriedade de quando iniciou.
“Falei isso antes do jogo contra o Inter. Não podemos deixar o Brasileiro de lado. Somos um time gigante e sempre temos de jogar para vencer. Tem outros clubes brigando por título e rebaixamento. Vamos respeitar. Claro que mais perto do Mundial vamos respeitar como fizemos na Libertadores, de ver quem precisa ou não jogar. Mas vamos jogar sempre pra vencer”, disse o dirigente.
Retrospecto
O Fla-Flu é clássico detentor do recorde mundial de maior público em uma partida de futebol de clubes. Na decisão do Campeonato Carioca de 1963, estiveram presentes no Maracanã 194.603 torcedores.
O primeiro clássico foi disputado em 7 de julho de 1912, o que faz da rivalidade entre Tricolores e Rubro-Negros centenária. A partida terminou em 3 x 2 para o Fluminense, que atuou sem nove de seus atletas titulares, já que esses deixaram o clube para a fundação do Departamento de Futebol do Flamengo.
Ao todo, são 446 encontros, com 162 triunfos do Fla contra 143 do Flu. São 642 gols marcados pelo lado vermelho e preto e 586 pelo lado grená, branco e verde.
A vantagem no recorte geral do confronto é flamenguista, mas nos último 15 jogos, o Fluminense venceu sete, o Flamengo quatro e três terminaram empatados.
Escalações
Para o duelo de hoje, o atual campeão da Libertadores deve formar com: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Ganso; Arias, Keno e Cano. Na busca pelo título brasileiro, o Flamengo atua com: Rossi, Matheuzinho, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís, Gerson, Pulgar, Arrascaeta; Luiz Araújo, Éverton Cebolinha e Pedro.