Ícone do site Folhadamanha

Fluminense vence e classifica para a final do Mundial

Foto: Rerpodução.

Leonardo Natalino

PASSOS – Pela primeira vez, o Fluminense disputará a grande final do Mundial de Clubes FIFA. Na tarde deste segunda-feira, 18, o Tricolor venceu o Al-Ahly, do Egito, por 2 x 0, no Estádio King Abdullah. Com gols de Jhon Arias e John Kennedy, a equipe brasileira aguarda a definição do próximo adversário no duelo desta terça, às 15h, entre Manchester City, da Inglaterra, e Urawa Red Diamonds, do Japão.

A decisão do torneio será disputada nesta sexta-feira, 22, às 15h, no Estádio King Abdullah. O terceiro lugar acontece no mesmo dia, às 11h30h, no Estádio Prince Abdullah al-Faisal.

1º Tempo

O Tricolor carioca iniciou a partida com: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André e Martinelli; Jhon Arias, Ganso e Keno; Cano. A equipe egípcia formou com: Elshenawy; Mohamed Hanby, Yasser Ibrahim, Mohamed Abdel e Maâloul; Tau, Tawfik, Marwan, Ashour e El Shahat; Kahraba.

Estreante no torneio – ao contrário do adversário, que jogou a fase anterior – o Fluminense sofreu pressão do adversário até os 15 minutos iniciais. Com diversos passes incompletos, a equipe brasileira viu os egípcios tomarem conta da partida com a verticalidade de suas jogadas.

Mesmo assim, a primeira grande chance de gol surgiu de pé tricolor. No minuto oito, em jogada incomum de contra-ataque, Jhon Arias recebeu livre de marcação no lado esquerdo da defesa adversária e carimbou a trave com um forte chute.

10 minutos depois, o Al-Ahly, que passou a maior parte do primeiro tempo no setor de ataque, esteve próximo de balançar as redes em jogada de escanteio. Maaloul, lateral-esquerdo do Al-Ahly, teve a sua tentativa bloqueada por Samuel Xavier em cima da linha da meta tricolor.

Após o susto, o Fluminense acordou para a partida e teve outras duas chances de abrir o placar, ambas de Jhon Arias. Na primeira, o atacante recebeu um belo passe de Ganso, mas hesitou na frente do goleiro e foi bloqueado pelo zagueiro. Na segunda, carimbou a trave novamente, em chute forte na entrada da área.

2º Tempo

Na primeira metade da segunda etapa, o Fluminense assumiu o protagonismo. Buscou o gol adversário desde os minutos iniciais. No minuto 8, Cano acertou um chute cruzado perigoso, que rabiscou a trave. Na sequência, Marcelo driblou a defesa e teve o chute bloqueado.

O ímpeto tricolor foi recompensado aos 22, quando Marcelo recebeu lançamento de Ganso na ponta esquerda, acertou caneta no defensor e sofreu pênalti. Jhon Arias cobrou e abriu o placar para o Fluminense. 1 x 0.

Com o placar negativo, o Al-Ahly tentou marcar, mas todas as chances foram bloqueadas por Fábio. Na metade do segundo tempo, entraram Marlon, Lima, Diogo Barbosa, Jhon Kennedy e Guga, nos lugares de Felipe Melo, Keno, Ganso, Marcelo e Samuel Xavier.

Assim como na final da Libertadores, John Kennedy entrou na segunda etapa e deixou o seu. Aos 44, com chute rasteiro fora da área, decretou o Tricolor Carioca como finalista do Mundial de Clubes. 2 x 0.

Sair da versão mobile