Leonardo Natalino
PASSOS – Fluminense e Internacional protagonizam o primeiro confronto da semifinal da Libertadores nesta noite, às 21h30, no Maracanã. Ambas as equipes lutam por uma vaga na decisão do torneio mais importante do continente após mais de uma década. A primeira e última vez que o Tricolor carioca disputou a final foi em 2008, e a segunda e última do Colorado foi em 2010, quando sagrou-se campeão sobre o Chivas.
Mandante na ida, a equipe comandada por Fernando Diniz busca conquistar pela primeira vez em sua história a Libertadores. Com o Bicampeonato Carioca somado nesta temporada sobre o rival Flamengo e o bom futebol apresentado, o Flu é visto como favorito para o duelo desta noite, ainda que tenha somado menos pontos que o Inter no torneio.
Ao contrário do Tricolor, que desde o início do campeonato era apontado como um dos postulantes ao título, o Internacional surpreendeu grande parte dos torcedores ao chegar nesta etapa. A antiga descrença sobre o Colorado surgiu por conta do seu desempenho no Brasileirão, onde chegou a ficar dez jogos sem vencer.
A campanha de ambas as equipes é semelhante. Na fase de grupos, os dois clubes tiveram três vitórias, dez gols marcados e seis sofridos. A diferença está no número de empates e derrotas: 3 e 0 para o Inter e 1 e 2 para o Flu.
No mata-mata, ambos enfrentaram as pedreiras argentinas nas oitavas. O Fluminense superou o Argentinos Juniors, com empate na ida por 1 x 1 e vitória na volta por 2 x 0. O Internacional perdeu para o River Plate na ida, por 2 x 1, venceu pelo mesmo placar na volta, e classificou nos pênaltis.
Nas quartas de final, o caminho tricolor foi tranquilo. Venceu o Olimpia, do Paraguai, por 2 x 0 na ida, e por 3 x 1 na volta. O Bolívar, adversário do Colorado, também não causou grandes problemas: derrotado na ida por 1 x 0 e na volta por 2 x 0.
Para o duelo de hoje, o Flu deve atuar com: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Diogo Barbosa (Marcelo); André, Alexsander, Vinicius Moreira (Ganso) e Keno; Germán Cano e John Kennedy. E o Inter com: Rochet; Bustos, Vitão (Mercado), Nico Hernandez e Renê (Mallo); Gabriel (Bruno Henrique), Mauricio, Dalbert (Jhonny) e Carlos de Pena; Lucca e Luiz Adriano (Enner Valencia).
O vencedor de hoje leva vantagem no confronto de volta, 4 de outubro, às 21h30, no Beira-Rio. O classificado enfrentará o vencedor entre Palmeiras e Boca Juniors, que jogam amanhã, 28, às 21h30, na Bombonera.
Retrospecto
O retrospecto geral do confronto entre Fluminense e Internacional aponta grande freguesia dos cariocas. Em 75 jogos oficiais, os Colorados venceram 31 vezes, enquanto que os Tricolores triunfaram 22. No histórico recente, não há vantagens. São três vitórias para cada lado. E o último jogo entre as equipes aconteceu na 14ª rodada do Brasileirão deste ano, vitória tricolor por 2 x 0, no Rio de Janeiro.
Libertadores
Tricolores e Colorados já se enfrentaram no torneio continental, em uma ocasião. Na temporada de 2012, protagonizaram uma das oitavas de final. Empataram em 0 x 0 na ida e o Fluminense venceu na volta por 2 x 1. Na sequência, o Flu foi eliminado pelo Boca Juniors, que perderia a final para o Corinthians.