Ícone do site Folhadamanha

Fluminense encara Manchester City na decisão do Mundial

Foto: Reprodução.

Leonardo Natalino

PASSOS – O Mundial de Clubes terá um campeão inédito na tarde desta sexta-feira, 22, às 15h. O campeão da Libertadores da América enfrenta o campeão da Ligas dos Campeões da Europa no estádio King Abdullah, na Arábia Saudita. O polonês Szymon Marciniak, árbitro da final da Copa do Mundo 2022, apita o duelo.

O favoritismo do Manchester City é inegável. A equipe é treinada por Pep Guardiola e, mesmo sem Haaland e De Bruyne, conta com um dos melhores conjuntos de atletas do mundo. Contudo, a equipe de Manchester terá que quebrar o tabu de ingleses estreantes no torneio.

Manchester United, Liverpool, Nottingham Forest, Aston Villa e Chelsea, todas equipes inglesas, foram derrotados em suas estreias no torneio. Seja nos formatos antigos, quando apenas o campeão europeu e o da Libertadores se enfrentavam, ou no modelo atual, quando há o torneio contra equipes de todos os continentes.

Ao contrário das equipes do país fundador do futebol, diversos clubes brasileiros venceram o Mundial de Clubes em seu primeiro ano de disputa. São eles: Santos, São Paulo, Corinthians, Flamengo, Grêmio e Internacional.

Caso vença, o Fluminense encerra o jejum de 11 anos sem clubes não-europeus campeões. O último foi o Corinthians, que venceu o Chelsea por 1 x 0, em 2012.

Escalações

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André e Martinelli; Jhon Arias, Ganso e Keno; Cano. Manchester City: Ederson; Walker, Akanji e Aké; Foden, Stones, Rodri, Kovacic e Grealish; Matheus Luiz e Bernardo Silva.

Sair da versão mobile