Variedades

FliPassos tem três lançamentos

22 de agosto de 2024

Revista Ardeia, que circulou pela primeira vez em 1973, está sendo relançada em formato digital por um de seus criadores, Carlo Montanari / Foto: Divulgação

Com três lançamentos na noite desta quinta-feira, 22, prossegue na praça Geraldo da Silva Maia a 8ª Feira de Literatura de Passos – a FliPassos. O primeiro lançamento da noite, às 19hs, será o livro “Encontros em Contos”, do projeto “Semeando Livros”. Depois, às 20h30, serão realizados os lançamentos de “Poesias Inusitadas”, de Adailton Almeida, e “Deus Me Livre! E Outras Histórias”, de Gleisson Melo.

Em “Encontros em Contos” – que terá nesta quinta o seu relançamento –, os escritores Carlo Montanari e Deucélia Maciel convidaram 21 coautores e tem contos de Carlo Montanari, Sebastião Wenceslau Borges, Léa Bougleux, Marlene Nunes, José dos Reis Santos, Yara Amaral, Adailton Almeida, Larissa Lorena, Marcos Baldini, Silvia Helena Reis e outros. No evento, haverá um bate-papo literário, apresentações individuais e doação dos livros para Diretores e Diretoras de Passos.

O projeto “Semeando Livros”, criado pelo casal Carlo Montanari e Deucélia Maciel, semeia literatura doando obras gratuitas para o público infanto-juvenil de vários países e tem como objetivo incentivar a leitura e a imaginação com as histórias contadas nas páginas de um livro.  Foi iniciado em 2013 e já rendeu muitas alegrias e prêmios para os idealizadores justamente por incentivar a leitura em crianças e adolescentes, que, hoje, estão mais ligados ao celular do que no ato de folhear as páginas de um livro. “Foram muitos livros doados neste período e fica difícil calcular o número de doações. Por isso, calculamos que já distribuímos mais de 20 mil, no mínimo”, diz Montanari.

Nesta 8ª FliPassos, também está sendo relançada a revista “Ardeia”, publicação lançada por Carlos Anselmo Parada, que usa o pseudônimo de Carlo Montanari desde que começou a escrever seus livros. Ela fez história de 1973 a 1976, com o objetivo de divulgar a cultura de Passos (que tem o apelido carinhoso de “Ardeia”). Na sua edição de relançamento, agora em formato digital, o destaque é uma entrevista com o poeta Adailton Almeida. Conta ainda com humor, cultura, informação e contos de Léa Bougleux, Edgar Rodrigues de Oliveira, Benedito José, Cintia Brasileiro, Lalita Labs, análise literária de Isabela Lapa e outros.

A 8ª FliPassos será encerrada nesta sexta-feira com uma programação a ser iniciada às 09h com uma roda de conversas e outras atividades. Às 14h haverá o lançamento do livro “Mini Ninjas”, da escritora Ana Clara Saso. Às 15h a E. M. Profª Jalile Barbosa Calixto apresenta a peça teatral “Um Lugar de Memória”. O encerramento ocorre a partir das 19h com apresentação do grupo VastaFala, seguindo-se o ‘Baile na Praça’ com “Os Brincalhões”.