Destaques Esporte

Flamengo estreia na Libertadores em Quito

4 de abril de 2023

O jogo acontece na altitude de Quito, no Equador./ Foto: Reprodução.

Leonardo Pedro

PASSOS – Após garantir a vantagem no confronto de volta pela grande final do Campeonato Carioca, o Flamengo estreia na fase de grupos da Libertadores hoje, 5, às 19h, diante do Aucas, do Equador. O confronto acontece no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito.

A equipe rubro-negra sofre com cinco desfalques para o compromisso desta quarta-feira. Além de Bruno Henrique, fora desde a temporada passada e vivendo processo de transição, o técnico Vítor Pereira não conta com Arrascaeta, Thiago Maia, Matheusinho e Erick Pulgar, por lesões e desgaste físico.

Por conta das escalações dos últimos jogos terem sido vazadas, o Flamengo suspendeu a divulgação da lista de relacionados para os jogos a desejo do treinador português. Quando treinava o Corinthians, Vítor também tinha o mesmo costume.

Além dos desfalques, a altitude é outro fator que deve atrapalhar o clube da Gávea nesta estreia. A cidade de Quito é localizada 2.800 metros acima do nível do mar. Em entrevista antes do confronto, na terça-feira, 4, o lateral Filipe Luís ressaltou a dificuldade de atuar nesse cenário.

“O mais complicado que joguei foi contra o Del Valle do Ramírez, em 2020, da Recopa, na altitude. Foi muito difícil. Começamos o jogo perdendo, viramos, mas eles empataram no fim com um gol de pênalti. O 2 a 2 foi um resultado completamente enganoso, um jogo super difícil. A gente tentava pressionar e não conseguia. Eu lembro da sensação de olhar para os companheiros da linha de marcação atrás e não conseguir nem falar. Sofrimento demais”, explicou Filipe.

Aucas

O adversário do Flamengo é o atual campeão equatoriano, sendo esse o único título de primeira divisão nacional do “jovem” clube, fundado em 1945 pela multinacional Shell, da qual originam-se as cores do escudo (foto).

Neste início de temporada a equipe não vive bom momento. O Aucas perdeu a Supercopa do Equador para o Independiente del Valle por 3 x 0 (o mesmo que superou o Flamengo na Recopa Sul-Americana). Dos quatro jogos que disputou até agora no Campeonato Equatoriano, venceu apenas um, empatou dois e perdeu um.