3 de maio de 2023
O jogo de hoje vale a liderança do grupo A./ Foto: Reprodução.
Leonardo Pedro
PASSOS – Vice-líder do grupo A, o Flamengo visita o Racing, da Argentina, pela 3ª rodada da Libertadores na noite de hoje, às 19h, no Estádio Presidente Perón, o Cilindro. Além de tentar alcançar a liderança da chave (Racing soma duas vitórias), o Rubro-negro tem a chance de quebrar o tabu de nunca ter vencido a equipe alviceleste.
Ao todo, Flamengo e Racing realizaram quatro partidas. O primeiro encontro aconteceu na semifinal da extinta Supercopa Libertadores, de 1992, terminando com empate em 3 x 3. Na volta os argentinos venceram por 1 x 0 e avançaram para a final (foram derrotados pelo Cruzeiro).
As outras duas ocasiões são recentes. Na Libertadores de 2020, o Flamengo foi eliminado nas oitavas de final para o Racing, após empatar em 1 x 1 no jogo de ida e na volta. A vaga foi decidida nos pênaltis, 5 x 3 para os hermanos.
No momento, a equipe argentina é a 14ª colocada do campeonato nacional (são 28 equipes), soma 18 pontos, cinco vitórias, três empates e seis derrotas. Já o Flamengo é o 13º do Brasileirão, com uma vitória e duas derrotas.
Para o jogo de hoje, o técnico Jorge Sampaoli sofre com os desfalques de Gerson e Thiago Maia, ambos lesionados no duelo contra o Botafogo. O meia Everton Ribeiro deve retomar a titularidade. Erick Pulgar também pode aparecer entre as novidades, ainda que Vidal seja o preferido por Sampaoli.
O Racing também sofre com desfalques importantes, do lateral-esquerdo Gonzalo Piove e o meia Jonatan Gómez. Ambos se machucaram na partida contra o Boca Juniors, pelo Campeonato Argentino. O defensor sofreu uma lesão ligamentar no joelho e deve ficar fora dos gramados entre quatro e seis meses. Já o meio-campista teve uma lesão muscular de grau dois na panturrilha esquerda.
A equipe argentina deve atuar com: Gabriel Arias; Avilés, Sigali, Jonathan Galván (Insúa); Facundo Mura, Juan Nardoni, Aníbal Moreno, Gabriel Rojas; Matías Rojas, Maxi Romero, Guerrero (Gabriel Hauch). O Brasil responde com: Santos; Fabrício Bruno, David Luiz, Léo Pereira; Wesley, Vidal, Éverton Ribeiro, Ayrton Lucas; Everton Cebolinha, Gabigol e Pedro.