Leonardo Pedro
PASSOS – O sonho dos rubro-negros de conquistarem o seu segundo título mundial chegou ao fim de maneira antecipada. Na tarde de ontem, 7, o Flamengo amargou uma das piores campanha de um time brasileiro no Mundial de Clubes Fifa: 2 x 3 contra o Al Hilal, da Arábia Saudita. O clube carioca se igualou ao Atlético, eliminado na semifinal de 2013 pelo Raja Casablanca, por 1 x 3.
O desastre em Marrocos (país-sede desta edição do torneio) começou ainda no segundo minuto do primeiro tempo. O lateral-direito Matheusinho foi superado pelo atacante do Al Hilal na disputa pela bola dentro da meta rubro-negra e cometeu a falta. Al Dawsari cobrou e colocou a equipe saudita na frente.
O representante brasileiro chegou a reagir. Aos 20 minutos, em bela finalização, Pedro igualou o marcador. Os sauditas abaixaram as linhas e o Flamengo teve mais posse de bola, mas sem objetividade, permaneceu todo o primeiro tempo com apenas um chute certo no gol.
Nos acréscimos, quando a partida caminhava para o intervalo, Gerson, que já havia recebido amarelo em lance anterior, pisou no pé do atacante adversário dentro da área e o pênalti foi marcado, junto da sua expulsão. Al Dawsari, autor do primeiro, converteu a segunda cobrança. 1 x 2.
Com um jogador a mais, o Al Hilal dominou o segundo tempo, liderado pelo habilidoso meia-esquerda Marega, o meio-campista Vietto e o ponteiro Michael (ex-Flamengo). Os sauditas tiveram cerca de três chances para ampliar o placar, até de fato ser feito por Vietto, que acertou um forte chute no canto esquerdo do goleiro Santos e ampliou a vantagem. 1 x 3.
Sem Arrascaeta (substituído no intervalo) e Everton Ribeiro (deixou o jogo no segundo tempo), o meio-campo do Flamengo, que já não criava muito, ficou apagado. Após o segundo terço, o ritmo diminuiu em ambas as equipes, e perdurou até os acréscimos, quando Pedro, no segundo e último chute do Flamengo no gol, marcou o segundo tento rubro-negro de rebote dentro da área.
O clube da Gávea esboçou uma reação. Gabigol tentou uma cabeçada, mas foi fraca. O mesmo fez Fabrício Bruno, que mandou pra fora. Após superar em alguns minutos o tempo estipulado para os acréscimos, o juiz deu o apito final. Flamengo 2 x 3 Al Hilal.
Com o resultado, o rubro-negro se igualou às campanhas de Atlético, em 2013, Internacional (0 x 2 Mazembe), em 2010, e Palmeiras (0 x 1 Tigres), em 2020, clubes eliminados ainda na semifinal da competição.
O vencedor Al Hilal descobrirá hoje qual será o seu adversário na final, marcada para o dia 11 deste mês. Jogam na tarde de hoje, às 16h, Real Madrid e Al Ahly. No mesmo dia da decisão, o Flamengo disputa o terceiro lugar, às 12h30.