6 de março de 2024
MÃE, FILHAS E IRMÃ NÃO PERMITIRAM QUE A OFICINA HERDADA DO PAI FALECIDO FOSSE EXTINTA./ Foto: Divulgação.
Ézio Santos
PASSOS – Fabíola, Paula, Rafaela, Gabriela e Graziela são responsáveis pelo funcionamento de uma oficina de reforma, manutenção e revisão de máquinas de lavar roupas em Passos e por manter o empreendimento, fundado por Caetano Bícego, em atividade.
Fabíola e Paula são filhas de Caetano, que criou a Comercial Santa Clara depois de se aposentar como eletricitário em Furnas. Rafaela, Gabriela e Graziela são filhas de Fabíola e formam a terceira geração à frente da empresa, que possui mais de cinco mil clientes cadastrados, alguns há quase 40 anos, e a Folha conta a história delas em homenagem às mulheres.
O estabelecimento foi fundado em 1998 com o nome de Refrigeração Santa Clara, pelo então eletricitário Caetano Bícego, que era auxiliado desde os 12 anos por Fabíola Bícego Chagas, hoje com 46. Depois de lutar contra o câncer, Caetano se recuperou e ajudou a fundar o Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos de Passos e Região (Gapop-R). Ele morreu há quase 13 anos e era viúvo de Maria Martha de Miranda Bícego.
Com a morte do pai, Fabíola, ainda jovem, ficou na dúvida se continuaria com a oficina, porque a irmã Paula Angela Bícego era enfermeira com três especializações e não tinha experiência no ramo de conserto de máquina de lavar roupas. Mesmo assim, resolveram seguir a profissão de Caetano, e, aos poucos, ambas passaram a se dedicar somente à atividade, priorizando a clientela do pai.
Fabíola se casou com Helbert Bernardes Chagas, o Beto, funcionário da fábrica de Fermento Itaiquara, em Passos, e tiveram a primeira filha, Rafaela Bícego Bernardes Chagas, atualmente com 14 anos.
“Desde criança, ela não saía da oficina, quando não estava na escola. Foi aprendendo de tudo, sabe nomes de peças, ferramentas e é capaz de desmontar e montar uma lavadora sozinha. Depois vieram as gêmeas Gabriela e Graziela Bícego Bernardes Chagas, de 11 anos, e que seguem o mesmo caminho de Rafaela. Todas têm ocupação no período em que não estão na escola e recebem ajuda de custo aos finais de semana”, ressalta a tia Paula.
Além dos serviços de reforma, manutenção e revisão, na oficina há também uma loja de peças. “Nós somos capazes de fazer tudo isso diariamente em uma máquina. Oferecemos atendimento em domicílio em toda a cidade e chácaras. Temos familiares de antigos clientes de meu pai, principalmente em Furnas, e nos dão muito serviço. Nem precisamos de publicidade na mídia, porque o boca-a-boca é suficiente”, comentou Fabíola, formada em administração de empresas e a responsável pelo setor da Comercial Santa Clara, nome alterado por força da legislação.
A oficina fica na rua Águas Quentes, 121, e Paula mora na casa lateral, com três cães. Fabíola, Beto e as três filhas moram em outra rua, no mesmo bairro.