PASSOS – Pela primeira vez na história, a Fifa vai fazer um pedido junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para incluir o futsal e o futebol de areia nas Olimpíadas. A solicitação será analisada pelo Comitê Olímpico, que decidirá se as modalidades farão parte dos Jogos em edições futuras.
Será a primeira vez que a Fifa faz uma representação oficial pela entrada do futsal junto ao COI. Houve campanhas por parte da Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), primeira entidade a gerenciar o futsal no mundo, mas que jamais chegaram oficialmente ao COI.
Em documento lançado na reunião do conselho da Fifa nesta quinta, no qual a entidade traça seus objetivos estratégicos para o ciclo até 2027, consta a afirmação de que o órgão fará proposta formal pela inclusão do futsal e do futebol de areia no programa olímpico.
Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, três modalidades fizeram sua estreia: surfe, skate e escalada. Elas foram um sucesso de público. Já na última edição, breaking e caiaque cross foram adicionadas pelo programa do COI.
A inclusão dessas cinco modalidades nos Jogos Olímpicos só foi possível graças à representatividade de suas federações nas assembleias do Comitê Olímpico Internacional nos últimos ciclos de Olimpíadas. Ou seja, a Fifa enviar uma solicitação oficial ao COI é o primeiro passo para que isso aconteça.
O principal motivo por trás da ausência do esporte nas Olimpíadas é o atrito entre Fifa e COI. A entidade tinha receio que a Copa do Mundo da modalidade perdesse prestígio caso o esporte fizesse parte dos Jogos.
A Fifa organiza Copas do Mundo de futsal desde 1989 e de futebol de areia desde 2005. O Brasil é hexacampeão mundial de futebol de areia, e pentacampeão mundial de futsal.