Leonardo Pedro
PASSOS – Vivendo momento de reestruturação financeira, o Atlético acertou os débitos que tinha com o Sevilla, da Espanha, pela compra do lateral-esquerdo Guilherme Arana, e com o River Plate, pelo meia-atacante Nacho Fernández. Contudo, ainda resta o pagamento de R$1,7 milhão ao Gimnasia La Plata, da Argentina, clube que revelou Nacho.
O valor é referente ao mecanismo de solidariedade da Fifa, que prevê o pagamento de 5% da quantia a cada transferência internacional de atletas ao clube formador. O meia-atacante foi contratado pelo Atlético por U$6 milhões de dólares no início de 2021, junto ao River Plate.
A Fifa estabeleceu prazo de 45 dias para o pagamento ao Gimnasia La Plata. Caso não cumpra a transação, o clube mineiro sofrerá com o transfer ban, mecanismo que impede o registro de novos jogadores para a disputa de torneios nacionais e internacionais. No momento, já se passaram 16 dias.
Nacho Fernández estreou no pequeno clube argentino em 2010, onde ficou até 2016, quando se transferiu para o River Plate. No gigante das Américas, conquistou três Copas da Argentina (2015, 2016 e 2018), duas Recopas Sul-Americanas (2016 e 2019) e a Libertadores (2018). Em 2021, fechou com o Galo.
Reforço
A contratação de Maurício Lemos foi oficializada na tarde de ontem, 16. O zagueiro de 27 anos estava no Fenerbahçe, da Turquia, e seu contrato tem duração até o fim do ano. No time turco foram apenas cinco jogos disputados na atual temporada. O técnico Jorge Jesus sequer o inscreveu para a Liga Europa, e virou a quinta opção do setor, atrás até dos brasileiros Gustavo Henrique e Luan Peres, ambos reservas.