25 de julho de 2024
A celebração dos caminhoneiros, que dará assistência ao Lar São Vicente, deve receber cerca de oitocentas pessoas / Foto: Reprodução
LUISA SCANDORILLI
CÁSSIA – A 12ª edição da Festa dos Caminhoneiros de Cassia, que homenageia São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, será realizada neste sábado, 27, na Quadra JT.
O evento está previsto pra começar às 8h com uma missa no Ginásio Poliesportivo. Em seguida, será realizada a procissão dos caminhoneiros, que deve ter início no ginásio e seguir pelas principais avenidas da cidade.
Após a procissão, das 12h às 15h será servido um almoço na quadra. Os ingressos para o almoço, no valor de R$ 30, devem ser adquiridos com os organizadores do evento ou com os vicentinos.
De acordo com os responsáveis pelo evento, o cardápio será arroz na enxada e salada. Os pratos serão preparados pela comitiva ‘Mocorongos’ do município de Franca (SP) e a renda adquirida com a venda dos ingressos será revertida para o Lar São Vicente. “A comida é deliciosa e diferente. O Arroz é preparado como um arroz carreteiro, porém é feito na enxada”, afirmam os organizadores.
Segundo Afonso Rangel de Oliveira Júnior, um dos promotores do evento, a celebração deve contar com a participação de 250 caminhões e cerca de 800 pessoas. “Comemoramos o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, tradicionalmente aqui na cidade e aliado a isso, temos a missão de ajudar o Lar de idosos”, disse Oliveira.
A festa terá show de Guilherme Maia e Dinei, além brinquedos para crianças. “A expectativa é fazer uma festa boa e ter uma boa arrecadação para o Lar”, aponta.
Para Sueli Aparecida Barbosa de Araújo, uma das promotoras do evento, a festa dos caminhoneiros era celebrada simultaneamente a uma procissão de cavaleiros, mas os organizadores resolveram separar os eventos.
“Meu marido, juntamente com um amigo, conceberam a ideia de separar as procissões e organizar um evento beneficente para o Lar São Vicente. Assim, em 2007, ocorreu a primeira edição da festa, durante a qual um motorista veterano da estrada foi homenageado. A receita gerada foi destinada ao Lar São Vicente de Paula, marcando o início desta tradição”, disse Sueli.