Destaques Geral

Festa de São Luís Montfort começa nesta quarta na Cohab II

18 de abril de 2023

O ESPAÇO DESTINADO AO EVENTO JÁ ESTAVA SENDO PREPARADO PARA RECEBER O PÚBLICO DURANTE 12 DIAS./ Foto: Divulgação.

Ézio Santos

PASSOS – Com o tema ‘Ousar correr riscos e pela humanidade’, os 350 anos do nascimento de São Luís Maria de Montfort, deve ser celebrado nesta quarta-feira, 19, com festa religiosa, que se estende até o dia 30 de abril. A abertura do evento ocorre às 19h, na igreja localizada na rua Janaúba, 60, no bairro Cohab, com a missa presidida pelo pároco Janício Carvalho Machado.

Segundo o padre, esta será a quinta edição da festa. “Eu assumi a função dia 6 de janeiro de 2022 e pela primeira vez que estou a frente do evento. Conto com a participação dos paroquianos e da população passense, porque o lucro vai ser aplicado na manutenção da paróquia e continuidade das obras da igreja de Nossa Senhora de Guadalupe. Rogo a São Luís para abençoar a todos que virão rezar aqui e festejar no setor social. Precisamos de ajuda, porque nossa missão de evangelizar jamais pode parar”, ressaltou Janício.

De acordo com a programação, a missa e a novena durante as comemorações terão como temas relacionados diretamente a vida religiosa de São Luís e a continuidade da Campanha da Fraternidade, Após está agendado, em um recinto coberto por quatro tendas ao lado da igreja, bingos valendo brindes, serviço de lanchonete com vendas de comidas e bebidas.

Ainda conforme o cronograma de festividades, na sexta-feira, 21 e sábado, 22, deve acontecer o leilão de prendas e presença de convidados especiais. Na data do padroeiro, 28 de abril, a igreja deve ficar aberta para orações, pedidos e agradecimentos de graças; às 19h, acontece missa seguida de procissão com a imagem de São Luis Montfort. No último dia do evento, 29, será servido um almoço no valor de R$ 20 por pessoa.

Padroeiro

O padroeiro da comunidade católica nasceu no dia 31 de janeiro de 1673, em Montfort-sur-Meu (França), e faleceu aos 43 anos, em 28 de abril de 1716, em Saint-Laurent-sur-Sèvre, também em território francês. Foi beatificado pelo papa Leão XIII no dia 20 de janeiro de 1888. O jovem Luís, ao ser crismado, acrescentou ao seu nome o nome de Maria, por conta da devoção à Virgem Maria, que permeou toda sua vida.