S. S. PARAÍSO – Cerca de 70 mil pessoas prestigiaram a Festa da Congada e Moçambique de São Sebastião do Paraíso, realizada entre os dias 26 e 30 de dezembro de 2023. Conforme estimativas feita pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, nos cinco dias da festa, uma das mais tradicionais de Minas, a presença e participação do público foi um sucesso.
Segundo informações da Prefeitura de Paraíso, a festa, que desde 2022 acontece em novo formato e local, na Avenida Dr. José de Oliveira Brandão, em frente ao Novo Fórum, evidenciou a grandiosidade que ela é, mostrando-se o maior evento folclórico e religioso de Minas Gerais.
Além de toda a estrutura montada para os desfiles, como tendas na passarela para proteger os 16 ternos que desfilaram, entre moçambiqueiros e congadeiros, também contou com amplas arquibancadas cobertas, praça de alimentação, capela para abrigar as imagens dos santos homenageados, área para pessoas que fazem uso de cadeira de rodas, além de material em Braile e intérprete de Libras na transmissão pela TV Lider, garantindo mais inclusão e acessibilidade à festa, um marco histórico para a Congada e Moçambique paraisense.
Conforme destaca o prefeito Marcelo Morais, a realização da Festa, que contou com a participação de uma grande equipe para a sua realização, teve um saldo bastante positivo, uma vez que demonstrou mais uma vez o potencial que tem as Congadas e Moçambique paraisenses. “Ficamos muito felizes em ter realizado a maior Festa de Congada do Brasil, e não tenho dúvidas quanto a isso. E para isso, precisamos organizar a maior estrutura para comportar a festa”, destaca.
Morais ressalta que a Prefeitura fez tudo o esteve ao alcance para garantir que a festa fosse tranquila para todos e que proporcionasse um grau a mais de profissionalismo que os ternos estão buscando. “O balanço é de que a festa foi realmente um sucesso, muito além do que esperávamos e, para este ano, que seja muito maior que foi nos anos anteriores”, acrescenta. Neste ano, a Festa contou também com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Deloitte, Evasoft, Cantieri e Sicoob Nossocredito.