13 de março de 2024
Foto: Reprodução.
PASSOS – Começa nesta quinta-feira, 14, a Feira de Lingerie de Juruaia, a Felinju, um dos mais importantes eventos de moda íntima do país. Com 95% das empresas comandadas por mulheres, a 27ª edição da feira deve reunir cerca de 20 mil pessoas até sábado, 16, e movimentar cerca de R$ 7 milhões em negócios.
De acordo com informações dos organizadores, no ano passado o volume de negócios fechados durante a feira foi superior a R$ 6 milhões e, para esta edição, a expectativa é de crescimento de 15%. No número de lojistas e de revendedores, a previsão é que o aumento de cerca de 20%.
Promovida pela Associação Comercial e Industrial da cidade (Aciju) com o apoio do Sebrae Minas, a 27ª edição do encontro deve atrair cerca de 20 mil visitantes entre revendedores, distribuidores, sacoleiras e lojistas de todo o país.
Segundo informações do Sebrae Minas, a programação inclui palestras, painéis e debates sobre inovação, sucessão familiar, neurovendas, e-commerce e tendências de consumo. Durante os três dias, o público também poderá acompanhar os desfiles de lançamentos das coleções da próxima estação. Haverá ainda, o Salão de Negócios, que neste ano, terá mais de 80 confecções da cidade negociando diretamente com potenciais compradores.
A abertura oficial da Felinju acontece nesta quinta, às 18h30, com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza Silva, e da presidente da Aciju, Tânia Rezende, além de autoridades políticas, lideranças locais e empresários do polo.
“Juruaia se tornou celeiro da moda íntima mineira. Grande parte desse sucesso se deve ao trabalho e dedicação das mulheres que enxergaram nesse segmento uma oportunidade de serem protagonistas de suas próprias histórias. É por isso, que eventos como a Felinju desempenham um papel fundamental ao proporcionar visibilidade para essas empreendedoras, além de oportunizar novos negócios, networking e aprendizado”, afirma Souza e Silva.
Para Tânia Rezende, dois fatores influenciam diretamente a participação das mulheres à frente dos negócios do polo de moda íntima de Juruaia. “Por conhecer as necessidades femininas, conseguimos criar produtos que atendam aos desejos das mulheres, como, beleza, qualidade e conforto. Outro motivo, é que por serem empresas familiares, o ofício de costureira é passado de geração em geração”, afirma Rezende, que também é proprietária da confecção Íntima Passion.
Juruaia conta com mais de uma loja de lingerie por quarteirão. As 215 confecções e 143 facções colocam a cidade como um dos polos mais importantes de moda íntima do país, atrás somente do estado Ceará e da cidade de Nova Friburgo, no interior do Rio de Janeiro. Por ano, são produzidas cerca 20 milhões de peças, com geração de cerca de 5 mil empregos.
Há mais de 20 anos, o Sebrae Minas apoia o crescimento das pequenas indústrias do polo de Juruaia, por meio de orientações e consultorias em gestão, inovação e design.
Em 2020, com a pandemia, o Sebrae Minas e a Aciju promoveram a transformação digital do polo, mantendo a comercialização dos produtos. Na época, a realização da Festlingerie e da Felinju aconteceu de forma remota garantindo a apresentação das coleções, os relacionamentos e as negociações entre lojistas e revendedores.
Para este ano, a previsão é dar continuidade ao trabalho para tornar as empresas de moda íntima mais competitivas. Entre as iniciativas está o apoio a Aciju para a criação de um hub de negócios, que vai promover mais interações comerciais e colaborações estratégicas.