Luciene Garcia
DELFINÓPOLIS – Em sua quinta edição, a Feira da Banana de Delfinópolis espera repetir o desempenho do ano passado e injetar R$10 milhões no setor no município, em empréstimos, venda de insumos e outros. Esta é a expectativa da organizadora do evento, a Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis e Região (Adelba), presidida por Hugo Corrêa, com o apoio da Prefeitura de Delfinópolis. A feira acontece de 31 de julho a 4 de agosto, na Avenida Padre Ivo Soares de Matos, no centro da cidade.
No evento, estão previstas palestras, rodadas de negócios, praça de alimentação e shows artísticos. Segundo Thaís Cristina Machado Silva, auxiliar administrativo da Adelba, envolvida diretamente com o evento, são esperadas cerca de 2 mil pessoas na feira. Nos shows são aguardadas cerca de 10 mil pessoas nos cinco dias do evento. Foram colocados à venda 62 estandes, que já estão praticamente vendidos. “A cada ano que passa, a gente adquire know how e a feira vai se aperfeiçoando. Estamos otimistas”, diz Thaís.
Delfinópolis é o segundo polo produtor de banana de Minas Gerais. O município tem área plantada de 3.780 hectares e produziu 86.050 toneladas da fruta, com produtividade de 22.500 quilos por hectare. Em 2022, foram gerados R$ 153,9 milhões pelo setor. Segundo Thaís, a feira deve manter o desempenho do ano passado devido à apreensão dos produtores em relação à economia.
Além de muitos negócios, o público ainda vai poder contar com os shows da Banda Tio Song (dia 31), Mato Grosso & Mathias (1º de agosto), Edy Brito & Samuel (2 de agosto), Lucas Reis & Thacio (3 de agosto) e Marco & Sonson (dia 4 de março). Os shows são à noite. A entrada é grátis.