Destaques Geral

Feira agropecuária da Uemg começa hoje em Passos

5 de junho de 2025

Feira de Tecnologia e Conhecimento será voltada para a agricultura familiar / Foto: Reprodução

Isabela Sequalini

PASSOS – Nesta quinta-feira, 5, a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), unidade Passos, promove a 3ª edição da Feira de Tecnologia e Conhecimento (Fetecpass), voltada para a agricultura familiar da região.

O evento, organizado pelo curso de Engenharia Agronômica, em parceria com a Emater, é realizado durante o período da manhã e tarde na Fazenda Experimental, com entrada gratuita.

Segundo a universidade, o evento de extensão busca fortalecer a conexão entre o conhecimento acadêmico e as demandas do campo, com o objetivo de difundir técnicas sustentáveis e valorizar a agricultura familiar. A iniciativa deve reunir cerca de 300 pessoas, entre estudantes, produtores rurais e interessados no tema.

Durante a programação, os participantes poderão visitar estações temáticas distribuídas pela Fazenda Experimental, onde serão abordados temas como cultivo semi-hidropônico de morangos, mineração de olivina azul, saneamento rural com Tanques de Evapotranspiração (Tevap), além de práticas como compostagem, integração lavoura-pecuária e técnicas de apicultura.

Para quem deseja se aprofundar nos assuntos, minicursos práticos vão ser ministrados para ensinar desde o uso de plantas medicinais e plantas alimentícias não convencionais, até a produção de quitandas enriquecidas e análise sensorial de queijos artesanais.

Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, Maria Gabriela de Queiroz, essas atividades não só ampliam o conhecimento técnico, mas também abrem portas para novas possibilidades de renda e manejo sustentável no campo.

“Eventos como esse são fundamentais para mostrar como a pesquisa pode ser aplicada no dia a dia do agricultor, gerando impacto real na produção e na qualidade de vida no campo”, afirma.

João Pedro Geremias, estudante do 7º período de Agronomia, ressalta a importância do evento. “Eu acredito que é importante para Passos e região, tanto para os pequenos produtores, quanto para os alunos, pois proporciona conhecimentos ao produtor que, muitas vezes, não tem condição de pagar por uma assistência”, aponta.