13 de agosto de 2024
medida mantém o impasse iniciado há cerca de 15 dias durante realização de convenção entre os partidos / Foto: Reprodução
S. S. PARAÍSO – Representantes da Federação PT, PV e PC do B em Minas endossaram a decisão do diretório municipal do PT em São Sebastião do Paraíso de não participar da chapa majoritária para disputa à prefeitura do município composta por Alex Rossetti (PV), pré-candidado a prefeito, e Alípio Mumic Filho (PT), como vice.
A medida mantém o impasse iniciado há cerca de 15 dias durante realização de convenção entre os partidos e pode ocasionar novas mudanças no pleito local a partir de reunião dos membros do Partido Verde para definir a situação.
Conforme o documento obtido pela reportagem, foi decidido por unanimidade, em assembleia geral, manter a deliberação da federação em nível estadual. De acordo com a ata, “em decorrência do descumprimento da decisão do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de São Sebastião do Paraíso de não lançar candidatura na chapa majoritária da Federação, tomada na reunião realizada no dia 27/07/2024, decidiu anular parcialmente a convenção conjunta da federação realizada em 30/07/2024, invalidando a decisão de indicação do filiado ao PT, Alípio Mumic Filho (PT), ao cargo de vice-prefeito”.
A medida contraria o posicionamento de Rossetti, que em entrevista coletiva na semana passada havia garantido que a situação estava normalizada e a chapa já inscrita.
Rossetti foi escolhido cabeça de chapa, mas enfrenta oposição do PT quanto à indicação de membro do partido para candidato a vice-prefeito. Alípio Mumic havia se disponibilizado a ser o candidato a vice, mas a sigla não concordou.
Na entrevista concedida na semana passada, Alex havia se posicionado afirmando que o impasse entre PV e PT já estava resolvido. “Esta ala do PT pode fazer o que quiser pode buscar a Justiça e toda a situação que precisar, a nossa chapa está registrada. Eu e o Alípio estamos firmes e estamos à disposição para a população de Paraíso. Não existe meio termo, já foi resolvido”.
Indagado sobre como ficaria a relação entre os partidos, Rossetti foi enfático. “Deixo claro isso, se quiser alterar nossa chapa, então derruba a chapa inteira”. Em seguida, chegou a fazer um comparativo para ilustrar o cenário. “Seria como ter uma casa e ter um vizinho ao lado. Você se dá bem com a mãe do vizinho e não se dá bem com o pai do vizinho. Isso que está acontecendo”.
Na sequência, Alex Rossetti chegou a desafiar o PT a tomar providências. “É a opinião deles. Vivemos em um país democrático. Eles podem ter a opinião que quiser, buscar a Justiça e os recursos que quiserem para solucionar isso, e está tudo bem. A nossa posição é a que a federação votou, estamos com nossa chapa a disposição. Eles que tomem as medidas legais após todo este alvoroço e na Justiça a gente resolve”.
Após a decisão estadual da federação, uma nova reunião estaria sendo programada para o início de semana entre os partidários de Alex Rossetti. Conforme informações dos bastidores, no encontro poderia ser definido a respeito dos novos rumos, não se descartando a possibilidade de Rossetti vir a declinar da disputa majoritária e passar para a disputa a vereador na Câmara Municipal de Paraíso.