13 de março de 2023
FLÁVIO, NO PÓDIO DEPOIS DA CONQUISTA DA MEDALHA DE OURO EM PIUMHI, QUE O CLASSIFICOU PARA A FINAL DO ESTADUAL./ Foto: Divulgação.
Ézio Santos
PASSOS – A Federação Mundial de Caratê (WKF), entidade que representa o esporte internacionalmente, vetou a participação do carateca passense Flávio Henrique Faria, de 18 anos, em qualquer torneio fora do Brasil. Segundo o comunicado da WKF, publicado no site, por conta da sua deficiência no punho direito do atleta, causando deformidades ou amputações e que não permitam o encaixe seguro do equipamento de proteção ou que possam representar risco ao atleta ou seus adversários, não será permitido o kumite competitivo. Na dúvida, os árbitros devem solicitar a decisão ao médico.
O documento foi enviado pela Federação Mineira de Caratê depois que Flávio viajou para a seletiva sul-americana realizada em Fortaleza (CE), no dia 26 de fevereiro. Por esta razão, ele não pode competir e deve ter as despesas patrocinadas pela Frigmar e ressarcidas pela Confederação Brasileira de Caratê (CBK). Sem perder tempo, o carateca regressou a Passos e, no dia 5 de março competiu na primeira etapa do Campeonato Mineiro, em Piumhi.
Segundo informações do treinador, Reinaldo Alves do Nascimento, de 42 anos, neste ano será produzido um material composto de vídeos, fotos, assinaturas de dirigentes e árbitros brasileiros, para enviar a CBK, com o objetivo de recorrer da decisão da WKF.
“Fomos pegos de surpresa. No entanto, estamos usando dois tipos de fitas colantes que realmente estabilizam a luva 100% no antebraço. Isso ocorreu na etapa inicial do Mineiro 2023, em Piumhi. Essa é a nossa única esperança para que volte a competir internacionalmente a partir de 2024”, ressaltou.
Segundo o treinador, Flávio vive a melhor fase no caratê desde 2020, quando disputou títulos internacionais com o Sul-Americano e o Pan-Americano nas suas categorias abaixo de 18 anos. “Ele é muito esforçado em tudo faz e não se considera um atleta paralímpico por causa da deformidade física causada por acidente doméstico quanto tinha 8 anos de idade. Tanto que luta apenas com oponentes sem nenhum problema físico”, afirmou Reinaldo.
O jovem ainda foi aprovado recentemente no curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) – unidade Passos.
Flávio Faria é faixa marrom e começou a temporada 2023 da FMK conquistando duas medalhas de ouro na primeira etapa do Campeonato Mineiro realizada no dia 5 de março, no Piumhi Tênis Clube, nas categorias sub-21 e sênior até 84 quilos, kumite. A itauense Marcela Nassif, de 11 anos, faixa roxa/Cras, repetiu a conquista do passense, mas na segunda fase do estadual, realizado no dia 12, em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, na categoria sub 14, kata e kumite.
Com os resultados, os dois atletas se qualificaram para disputar a fase final do mineiro nos dias 3 e 4 de junho, no ginásio do Praia Clube, em Uberlândia, onde será formada a seleção mineira que vai competir no Campeonato Brasileiro.
No dia 5 de março, em Fortaleza (CE), Marcela tentou a vaga no Sul-Americano, mas a conquista da medalha de bronze foi insuficiente.
Como estão classificados para a final do estadual, Flávio e Marcela voltarão a disputar o brasileiro, em Goiânia, entre os dias 13 e 18 de junho. Em campeonatos ou torneios nacionais, a CBK não impede que o passense entre no tatame.