Destaques Esporte

Federação mineira busca representantes para Série D

9 de fevereiro de 2024

Por crise financeira, times mineiros não aceitam participar da série D./ Foto: Reprodução.

Bianca Simionato

PASSOS – Em crise financeira, três dos quatro representantes delegados pelo estado de Minas Gerais para a quarta divisão nacional já avisaram a Federação Mineira de Futebol (FMF) que não vão usufruir do direito, o que gera agora uma corrida para encontrar clubes que preenchem as vagas vazias. Enquanto o Ipatinga confirmou a vaga na série D, Villa Nova, Democrata-GV e Pouso Alegre não aceitaram o convite. As vagas ao campeonato nacional levam em consideração aos critérios de colocação na última edição do Campeonato Mineiro.

Diante do cenário atual e como o Campeonato Mineiro é enxuto, com participação de apenas 12 clubes, a FMF deve procurar os demais “melhores apresentados” no estadual passado. Acontece, porém, que apenas oito dos 12 clubes não possuem divisão, as vagas serão herdadas agora pelo trio que disputou o triangular de rebaixamento no último ano.

Patrocinense, Caldense e Democrata de Sete Lagoas serão os próximos clubes procurados para as vagas na Série D. Em caso de novas desistências, Itabirito e Uberlândia, recém-promovidos à elite do futebol mineiro, ocupam as vagas na “fila dos procurados”.

A participação de qualquer um desses clubes depende do interesse e da possibilidade financeira de cada um, o que ocorrerá, em caso negativo, a procurar os melhores apresentados da segunda divisão do estadual do ano passado.

A Série D 2024 conta com 64 clubes distribuídos de forma geográfica em oito grupos. Todos se enfrentam em turno e returno dentro da chave, totalizando 14 rodadas. Os quatro primeiros avançam ao mata-mata (ida e volta) até chegar a final.