Ícone do site Folhadamanha

“Fé e Fúria” no Canal Brasil; Filmes na Globo e SBT

Hoje é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e para homenagear, o Canal Brasil vai exibir o documentário “Fé e Fúria”. Além disso, confira os filmes nos canais Globo e SBT / Foto: Divulgação

Canal Brasil

Hoje, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, uma data que busca promover o respeito à diversidade religiosa e conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados por grupos que seguem religiões “minoritárias”. Para destacar a importância desse tema, o Canal Brasil exibe às 14h30, o documentário “Fé e Fúria”, do diretor Marcos Pimentel. O filme, que aborda a realidade de diversas comunidades no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, revela os conflitos e as tensões geradas pela intolerância religiosa, focando principalmente nas perseguições sofridas por religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda.

A obra foi filmada em favelas e subúrbios dessas grandes cidades brasileiras e apresenta uma série de depoimentos de pessoas que vivem nesses locais e que, de alguma forma, estão envolvidas com as religiões de matriz africana ou com as comunidades evangélicas. Com relatos de mais de 20 moradores dessas regiões, o documentário expõe o cotidiano de violência, perseguição e destruição de templos dessas religiões. A história também revela os ataques diretos a esses espaços sagrados, onde praticantes de Umbanda e Candomblé enfrentam agressões físicas e psicológicas em decorrência de sua fé. O filme não se limita a expor os abusos, mas também analisa a relação entre os traficantes que controlam muitas dessas favelas e as igrejas evangélicas, que vêm ganhando crescente poder nessas áreas.

Além disso, “Fé e Fúria” analisa o impacto mais amplo dessa relação entre fé e poder na construção de uma onda conservadora crescente no Brasil. A crescente força de movimentos religiosos alinhados com o conservadorismo tem transformado a dinâmica social e política em diversas partes do país, alimentando uma polarização que vai além da religião e afeta questões culturais e políticas. O filme propõe uma reflexão sobre como esses conflitos religiosos contribuem para a marginalização de determinados grupos e a criação de um ambiente de intolerância que prejudica a convivência pacífica e o respeito à diversidade.

Com uma abordagem sensível e impactante, o documentário não apenas narra os casos de intolerância religiosa, mas também busca oferecer uma visão crítica sobre as relações de poder, a opressão religiosa e os efeitos de uma religiosidade imposta nas periferias brasileiras. “Fé e Fúria” é uma obra que, ao mesmo tempo, denuncia e provoca uma reflexão profunda sobre as tensões existentes entre diferentes credos e o papel da religião na configuração das realidades sociais das comunidades mais vulneráveis.

Globo

Hoje, às 15h25, a Globo exibe o filme “A.X.L: O Cão Robô” (2018), dirigido por Oliver Daly. Com Alex Neustaedter e Becky G, o longa apresenta a história de Axl, um cão robótico ultrassecreto que desenvolve uma amizade especial com Miles. Juntos, enfrentam desafios enquanto Axl faz de tudo para proteger seu novo companheiro.

SBT

Já no SBT, à meia-noite, será transmitido “Os Renegados” (2020), dirigido por Renny Harlin. Com Pierce Brosnan, Nick Cannon e Tim Roth, o filme traz um grupo de ladrões modernos, inspirados em Robin Hood, que recrutam o brilhante criminoso Richard Pace para ajudá-los a roubar milhões em barras de ouro.

Globo

Mais tarde, às 2h20, a Globo transmite “Eragon” (2006), um filme de aventura baseado no livro homônimo. Dirigido por Stefen Fangmeier e com um elenco que inclui Edward Speelers, Jeremy Irons, Sienna Guillory, Robert Carlyle, Djimon Hounsou e John Malkovich, o filme segue a jornada de um jovem que encontra uma pedra azul misteriosa, da qual nasce um dragão. Ele se vê, então, imerso em uma antiga dinastia e em uma luta épica.

Sair da versão mobile