Destaques Moda

Fashion Week mineira

17 de junho de 2023

Desfile na Minas Trend./ Foto: Reprodução.

BLOCO DE MODA – Wagner Penna

Uma pequena notícia sobre a Semana de Moda de Londres, acabou estimulando uma comparação entre a nossa maneira de ver a moda e como os europeus enxergam esse setor. A informação dizia que as autoridades londrinas liberaram cerca de 2 milhões de libras esterlinas (perto de R$ 14 milhões) para incentivar os desfiles da London Fashion Week – considerada uma plataforma de lançamentos que fixa a imagem da cidade como polo de moda contemporânea. Vai, também, estimular startups, a moda circular, etc.

Essa mesma ideia sempre foi cultivada, no Brasil, em relação a Minas e, mais especificamente, a Beagá. Entretanto, os investimentos, a fundo perdido, para incentivar os desfiles na capital mineira, há muito, deixaram de existir. Nos últimos tempos têm contado, apenas, com a decisiva iniciativa da Fiemg de fazer a Minas Trend. O atual governo estadual até lançou um plano ambicioso, mas difícil de executar, pois exigem verbas volumosas. Mas liberação de alguma quantia para manter nossa imagem fashion já seria suficiente.

VAIVÉM

Uma nova edição da Itma – feira de tendências e insumos para a indústria têxtil – foi realizada em Milão. Como sempre, os sulistas tiveram a maior representação do Brasil, mostrando a força do seu setor confeccionista local (roupa + cama & mesa), o maior do país. Em outubro, os catarinenses realizam por lá a ONDM, muito feira bacana.

***

As collabs (parcerias) entre grifes de moda e marcas que (aparentemente) nada tem a ver com a moda continuam acontecendo – para surpresa de todos. A mais recente é de uma grife com a Bauducco, que fábrica pães e chocolates. O ‘ponto de convergência’ ficou no marrom achocolatado das estampas e o marrom cacau pra todo lado.

PONTO FINAL

O varejo de luxo brasileiro vai muito bem. Pelo menos é o que indica a abertura de uma nova loja da NK Store, em São Paulo, ocorrida nesta semana – após 12 anos sem abrir loja. Já em Beagá, outra loja bacana abriu uma nova unidade – a CJ Mares, que é a união da M.Guia com o poderoso grupo JHS. E vamos em frente!